O Processo Da Educação
Exames: O Processo Da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ivanao • 1/11/2013 • 453 Palavras (2 Páginas) • 275 Visualizações
O PROCESSO DA EDUCAÇÃO
Posso constatar pelos fatos históricos que ao longo dos anos a educação passou por um processo de evolução muito significativo no Brasil onde hoje todos têm oportunidade de estudar, mas apesar da evolução no aspecto do acesso a educação, percebo que falta ha qualidade no ensino, mas acredito que com a participação de todos poderemos chegar a um ensino de qualidade compreendendo que todos nós nos educamos coletivamente por meio de nossas ações, atitudes e vivência. Nossas crianças e adolescentes cada vez mais necessitam de orientações que as norteiem a um destino que lhes aponte um futuro melhor.
A República herdou grande número de analfabetos, pouca escola primaria e secundaria poucos recursos financeiros e pressões populares. A educação era insuficiente em todo o país, exigindo uma ação imediata, pois entendiam que o caminho para a modernização passava pela reconstrução da educação pública. Defendendo a educação pública como questão nacional e de responsabilidade do estado.
Embora as opiniões se divergissem, um grupo de intelectuais se destacou sob a liderança de Fernando de Azevedo que no ano de 1926 conduziu o inquérito sobre a instrução pública com um questionário com 16 questões feitas a vários intelectuais onde a primeira questão de uma forma simplificada e na linguagem de hoje seria formulada da seguinte maneira : “ Você acha que os anos iniciais e os professores formados em nossas faculdades de pedagogia estão a altura das exigências do desenvolvimento?”
Perguntas como esta levaram muitos pensadores a manifestos onde era exigido que a educação fosse direito de todos.
Os municípios, os estados e a união criaram escolas públicas. Essas escolas dos anos 1940 a 1960 eram administradas de forma vertical, e centralizadas na figura do diretor que comandava as ações. Nessas escolas transmitiam lições que formavam estudantes para a resignação, submissão, obediência e aceitação de verdades prontas e imutáveis.
Muitos trabalhadores deixaram a vida do campo e migraram para as cidades à procura de escolas públicas para os seus filhos. Sendo assim, nas décadas de 1960 e 1970 cresceu o número de escolas públicas, estaduais e municipais tornando insuficiente o número de professores.
Em 1964 inicia-se no Brasil o período da ditadura militar, onde a repreensão, a censura e até mesmo torturas e mortes eram impostas à aqueles que ousavam desafiar o governo. Todo mundo era vigiado.
Durante a ditadura militar, uma das formas explícitas de controle moral estava na introdução de disciplinas como educação moral e cívica, vindo também a punição aos estudantes indesejáveis ao regime militar.
Os anos se passaram, e saímos da Ditadura Militar para um regime democrático e hoje a nossa luta é que a democracia se consolide cada vez mais nas nossas escolas.
Vamos juntos democratizar, participem, vamos escrever a nossa história.
...