O Relatório de Estágio
Por: Maricarla Guedes Baia • 19/5/2022 • Trabalho acadêmico • 10.980 Palavras (44 Páginas) • 137 Visualizações
[pic 1][pic 2]
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II
Relatório apresentado à Unopar, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina Estágio Curricular Obrigatório II, do Curso de Letras.
Docente supervisor: Prof. Amanda Crispim
TEÓFILO OTONI
2016
- INTRODUÇÃO
Este trabalho consiste no relato do estágio curricular obrigatório do ensino fundamental II tendo como principal objetivo articular conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo da formação acadêmica com a finalidade de consolidar competências, com uma carga horária de 150 (cento e cinquenta) horas. A experiência do estágio nos possibilita a vivência da prática pedagógica durante o curso de formação. Neste processo, o estagiário tem a oportunidade de experimentar sua profissão e unir a teoria à prática, fazendo intervenções, realizando pesquisas, diagnosticando e propondo alternativas de soluções para os problemas observados, com o devido respaldo teórico que possui, segundo as diretrizes curriculares nacionais.
O estágio de licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9393/96). O estágio é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação as expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim o estágio da oportunidade de aliar teoria a prática.
O estágio curricular implica atividades pedagógicas efetivadas em um ambiente institucional de trabalho, reconhecido por um sistema de ensino, que se concretiza na relação interinstitucional, estabelecida entre um docente experiente e o aluno estagiário, com a mediação de um professor supervisor acadêmico. É parte integrante do processo de formação e constitui-se como o espaço, por excelência, da relação lógica entre a teoria e a prática.
O estágio é compreendido como uma aproximação a pratica profissional real, constituindo-se em uma reflexão sobre e a partir da realidade das escolas brasileiras em que os alunos estagiam e podem vir a atuar num futuro próximo.
- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A instituição observada foi ai tem caráter social com objetivos explícitos, o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e efetivas de seus alunos por meio da aprendizagem e dos conteúdos com intuito de formar cidadãos participativos. Foi criada pelo decreto n 8799 de 12/10/65 publicado no “MG” em 12/10/1965 e autorizado a funcionar, a partir daquela data foi conhecida a sua criação sob o nom
Atualmente tem cerca de 800 alunos regulamente matriculados, com as modalidades de ensino fundamental 1, fundamental 2, ensino médio e PAV (projeto acelerar para vencer) perfazendo o turno da manhã, tarde e noite. O horário de funcionamento e de7:00 as 11:00 mat.12:15 as16:30 vesp.18:00 as 22:20 noturno. Está localizada na zona urbana do município de Teófilo Otoni, Estado de Minas Gerais e atende a alunos provenientes da área urbana e rural do referido município. O quadro de funcionários da escola é formado de 58 professores,15 funcionários de serviço gerais, 1secretário, 6 auxiliares de secretária, 1 diretor, 2 vices diretores, 3 pedagogas para atender os turnos de funcionamento.
A escola é mantida pela Secretaria De Educação e Cultura do Estado De Minas Gerais e pelo Fundo De Desenvolvimento Da Educação(FNDE). Com relação a infraestrutura da escola é possível relatar que atualmente a mesma apresenta um espaço físico amplo, distribuindo-se em 17 salas, 1secretaria, 1pátio interno, 1pátio, externo, 1quadra coberta, 1refeitório, 1cozinha, 1sanitáriofeminino, 1sanitáriomasculino, 2 sanitários para professores, 1biblioteca, 1sala de vídeo e tv, 1 sala de leitura, 1 laboratório de informática.
A direção da instituição desempenha seu papel de forma flexível, com competência, reconhecendo seu papel quanto a função, a coordenadora tem a responsabilidade de observar e auxiliar o andamento da rotina diária seguindo o calendário escolar que e de 200 dias letivos,800 horas anuais, sendo 20 horas semanais 1/3 da carga horaria depois da aula, destinada ao estudo, e de 15 em 15 dias 4 horas aos sábados. As relações entre a equipe docente e a coordenação são estabelecidas de forma profissional, com respeito e democracia, as decisões são tomadas coletivamente ouvindo e analisando as opiniões, tentando resolver os problemas de forma harmoniosa.
- RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS
As dificuldades no Estágio Supervisionado: Práticas e Relatórios
Dentre as atividades necessárias para a conclusão do curso de graduação em Letras tem-se o Estágio Curricular Supervisionado. O estágio curricular tem como objetivo compreender o processo de vivência prático-pedagógica, que aproxima o acadêmico da realidade de sua área de formação e o auxilia a compreender diferentes teorias que regem o exercício profissional. Ou seja, é no estágio que é possível relacionar teoria e prática.
Desta forma, o estagio visa propiciar situações que gerem conhecimento e crescimento profissional ao graduando, com a vantagem de aprender com quem já tem experiência cotidiana com o trabalho no dia-a-dia. Permitindo ao mesmo identificar às ações positivas, as deficiências do sistema educacional, as possibilidades de mudança, intervenção na realidade, integração com todos os envolvidos no processo. É sobre esse contexto que THOMAS (2010) e JARDILINO & BARBOSA(2012) discutem em seus textos a concepção a ser adotada de Estágio.
De acordo com JARDILINO & BARBOSA(2012) ao longo dos anos houve um aumento significativo no estudo referente a formação de professores para discutir diferentes elementos da prática de formação. Tais estudos coincidiram em um conceito que pode ser associado a um tipo ideal weberiano denominado “professor reflexivo”. O autor enfatiza a necessidade de trabalhar a prática, reflexão e problematização dos espaços educativos para buscar compreender os modelos denominados de “racionalidade técnica” e “racionalidade prática”.
Os modelos citados são essenciais para o entendimento do conceito “professor-reflexivo” na visão dos autores (JARDILINO & BARBOSA(2012)), desta forma faz-se necessário conhece-los para compreender o ponto central do texto:
No modelo da racionalidade técnica, “a prática educacional é baseada na aplicação do conhecimento científico e questões educacionais são tratadas como problemas ‘técnicos’ os quais podem ser resolvidos objetivamente por meio de procedimentos racionais da ciência” (DINIZ-PEREIRA, 2008, p. 21). Nesse contexto o professor se torna um técnico que coloca as regras científicas e pedagógicas na sua prática. No modelo da racionalidade prática, a educação é vista como um processo complexo que envolve conhecimento teórico e prático que permeia as incertezas da carreira docente. O professor é visto como “um profissional que reflete, questiona e constantemente examina sua prática pedagógica cotidiana, a qual por sua vez não está limitada ao chão da es- cola” (DINIZ-PEREIRA, 2008, p. 26). Tal modelo propõe uma nova forma de pensar a formação de professores ao procurar superar os empecilhos do modelo positivista e romper com concepções dominantes e tradicionais do campo. (JARDILINO & BARBOSA, 2012 – PG. 767-768).
...