O Relatório de Experiência
Por: JMOpedagogia • 3/6/2023 • Relatório de pesquisa • 2.605 Palavras (11 Páginas) • 90 Visualizações
RELATO DE EXPERIÊNCIA
TÍTULO (Estágio Observatório de Língua Portuguesa)
Leonice Aparecida Tavares Pereira
1 INTRODUÇÃO
O ensino de língua é de extrema importância na construção social e intelectual dos seres humanos. É pela atividade de linguagem que o homem se constitui sujeito, só por intermédio delas é que tem condições de refletir sobre si mesmo OCEM (2008) ou como nas citações de Fernando Pessoa que diz “Toda a teoria deve ser feita para poder ser posta em prática e toda a pratica deve obedecer a uma teoria.” (PESSOA,1926, s/, tal princípio norteia os profissionais da educação articulando o conhecimento científico advindo da universidade à realidade escolar. Portanto a finalidade do presente trabalho é relatar as atividades desenvolvidas durante a observação do estágio obrigatório do curso de Letras Português-Inglês da Universidade Unicesumar, especificamente em aulas de língua portuguesa.
O estágio foi realizado em novembro de 2022, numa unidade escolar da rede pública Estadual de Minas Gerais, na cidade de Vazante, por nome “Escola Estadual Candido Ulhôa " na turma 6ª série do ensino fundamental, turno matutino. Onde foram observadas quatro aulas, durante quatro dias letivos nos dias 3 de novembro ao dia 11 de novembro de 2022, na turma de 6º ano de aulas em que tratavam da temática de gêneros discursivos, leitura e interpretação de texto, variações linguísticas, narração, sentido denotativo e conotativo. Este documento, portanto, organizar-se-á de forma a contextualizar o leitor na importância de tal atividade, que articula diretamente com o PPP (Projeto político pedagógico) e suas articulações com os integrantes da referida comunidade escolar e pontuará as observações que foram analisadas durante o processo. Desse modo, a observação é um instrumento que nos permite realizar uma análise da metodologia, que nos interessa a partir das observações, que visa conhecer as normas e regras de funcionalidades do ensino- aprendizagem de Língua Portuguesa.
2 MARCO TEÓRICO
Conforme o Projeto Político Pedagógico (PPP), documento que expressa a síntese de um projeto coletivo, político e democrático, o trabalho em sala pôde ser analisado de forma completa e detalhada. Pois tal documento, que elaborado de forma participativa, possibilita a gestão democrática do ensino, e a discussão do ensino em todas suas dimensões, sejam elas: política, pedagógica ou cultural, ressignificando su as práticas e atualizando seus valores. O documento em questão é um instrumento que através da comunidade escolar desenvolverá um trabalho coletivo com vistas a elaborar um diagnóstico da realidade escolar, definir propostas, planos e estratégias de ação. O PPP não é um documento acabado meramente normativo e burocrático, estático ou imutável, ao contrário, é dinâmico, sofre alterações e reestrutura-se ao longo do processo.
Na minha observação foi possível nitidamente notar a clientela da escola, e como ações políticas e de toda comunidade envolvida no ensino poderiam transformar a realidade local. Pois, é na sala de aula que tal documento cria vida, onde as ações planejadas tomam forma e efetivam-se. No momento da práxis pedagógica, durante as aulas é que o professor poderá reavaliar os caminhos propostos no PPP. Tal ações só serão possíveis, com a mobilização de toda a comunidade, articuladas entre si, o que significa um estreitamento entre os objetivos desejados e os meios para tal fim. E quais objetivos são esses? Que tipo de cidadão queremos formar? Qual objetivo dessa escola?
Tais questionamentos são alguns dos norteadores do PPP em sua construção, não é possível ter sucesso na construção do mesmo sem responder atais perguntas. Porém, eles devem ser pautados nos princípios basilares d e toda educação brasileira, escritos em documentos oficiais como a constituição federal(1988) e a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996) que tem compromisso com a formação do cidadão para um tipo específico de sociedade, ou seja, um cidadão apto a desenvolver-se plenamente para o exercício do trabalho e da cidadania, um ser crítico sobre o contexto em que está inserido.
3 DESENVOLVIMENTO
A escola observada atende turmas do ensino fundamental (1º ao 9ºano), é mantida pela Secretaria de Estado da educação de Minas Gerais, é uma instituição pública, atendendo aproximadamente 380 alunos nos períodos da manhã e tarde. Na parte da manhã funciona com alunos do 6ºano ao 9ºano e na parte da tarde do 1ºano ao 5º ano. Sendo a turma na qual realizei o estágio com 19 alunos do 6ºano do ensino fundamental do turno matutino. A escola hoje é constituída de 48 funcionários, distribuídos da seguinte forma: três (2) auxiliares administrativos, uma (1) secretária, sete (4) merendeiras, quatro (4) serventes, (5) auxiliares de serviços gerais, Quatro (2) vigia os quais trabalham em turnos diferenciados, dois (2) agentes administrativos, dois (2) técnicos pedagógicos, uma (1) diretora, uma (1) vice-diretora e (23) professores todos especializados e graduados. Sendo 3 especializados na área de educação especial.
Com o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 4.0 na avaliação de 2021, possui uma estrutura necessária para o conforto e desenvolvimento educacional dos seus alunos, como por exemplo: Banda Larga ,refeitório, biblioteca, quadra esportiva, laboratório de informática e auditório, pátio descoberto, sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE), sala de professor e alimentação.
O que mais me impressionou foi o fato que as salas são muito quentes, não tem centrais de ar e há somente ventilador de parede, e está em estado de atenção devido à falta de manutenção. A sala de aula é simples contendo quadro negro, mesa para professor e as cadeiras dos alunos que já estão bastante desgastadas. Nas paredes ficam expostos os trabalhos dos alunos, cartazes educativos e informativos, mural contendo figuras que indicam o nome do aniversariante do mês.
...