TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Romantismo no Brasil

Por:   •  27/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

                                                  [pic 1]

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Letras

Curso de Letras – Língua Portuguesa (EAD)

Professora: Rafaella Teotônio

Disciplina: Literatura Brasileira II

Thamires Dayane Lima Caetano

Atividade I:

 Explique, com o auxílio do Conteúdo da disciplina, por que a figura do índio se tornou o principal elemento para a composição das obras da primeira fase do Romantismo no Brasil. (Mínimo duas laudas) (1,5 pontos).

Com o auxílio do nosso material conteudístico e a videoaula disponibilizada, vou dar uma breve introdução sobre o contexto histórico do romantismo, para daí adentrar no que realmente a questão está solicitando.

A Primeira geração do Movimento Romantismo ficou conhecida como Ufanista, que significa sentir muito orgulho de alguma coisa. Os autores da primeira fase se orgulhavam do país, das riquezas da terra. Eles também foram reconhecidos como geração indianista.

O índio foi um dos principais temas e personagens da literatura brasileira, presente em várias obras de autores importantes da nossa história literária. Já havia a figura do índio em outros momentos, mas eles ganharam destaque mesmo na literatura brasileira a partir da independência do Brasil. O movimento romancista, no início do século VX, procurava usar o índio na condição de herói nacional. Esse é um assunto polêmico pelo seguinte fato: Com o processo de independência politica houve a necessidade dos autores brasileiros e artistas de outras áreas construírem uma identidade para chamar de sua, a identidade nacional, um processo de afirmação do nosso nacionalismo, o afastamento do passado colonialista português.

O Brasil, agora como uma nação independente necessitava por meio da arte, da literatura e da pintura, a expressão de um personagem que representasse todo nosso passado histórico. Os escritores românticos, portanto, recorreram à figura do índio no sentido de criar um elemento mítico, não necessariamente comprometido com a realidade, mas algo que representasse sentimento e emoção, que são umas das primeiras características do romantismo, e assim descreveriam as nossas raízes.

Primeiramente, nossos artistas foram influenciados pela missão francesa. E chega ao Brasil pouco tempo depois da corte de Dom João VI, em 1808. Pintores retrataram o Brasil e os índios em seu estado natural. Entretanto o romantismo precisou usar o índio com condições maiores do que um simples personagem nativo ou histórico. Criou-se então um modelo idealizado do indígena, como um guerreiro bravo, valente, que representava o suposto passado heroico, que sabemos que essa versão do índio não é real, já que ele não foi herói, e sim vítima de todo processo de colonização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (89.6 Kb)   docx (40.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com