O SISTEMA LIINGUÍSTICO MOLDADO PELAS CONDIÇÕES E AS EXIGÊNCIAS COMUNICACIONAIS
Por: Rayanne Finholdt • 23/5/2016 • Trabalho acadêmico • 398 Palavras (2 Páginas) • 144 Visualizações
O SISTEMA LIINGUÍSTICO MOLDADO PELAS CONDIÇÕES E AS EXIGÊNCIAS COMUNICACIONAIS
Nome da autora
O principal pressuposto do funcionalismo é, no que tange à linguagem, o papel ativo desempenhado pela função, como a etmologia deixa explícita. Assim, essa vertente de estudo linguístico, apesar de persistir com a máxima dos estudos saussurianos, pois também estabalece a língua enquanto sistema, adota “diferentes concepções no que diz respeito aos objetivos da análise linguística, aos métodos nela utilizados e ao tipo dos dados utilizados como evidência empírica” (CUNHA, 2008, p. 157). Para os funcionalistas, a língua está a serviço da comunicação, da interação social.
Verifica-se, então, que o paradigma funcionalista possui uma concepção de linguagem como instrumento, ou seja, remete a uma língua caracterizada por estar sempre sujeita à comunicação e fadada a sofrer mudanças interruptamente, por ser moldada conforme a necessidade do uso.
Para dar confiabilidade aos seus estudos, concomitantemente o funcionalismo é sustentado por uma base teórica que buscou reatualizar os enfoques de alguns estudos que o antecederam, como também rompeu com outros princípios. Os mais relevantes dentre eles, são os aspectos dicotômicos, que separam o uso do sistema. Ao negar essa distinção, o funcionalismo torna os “dados reais da fala ou da escrita” o seu objeto de estudo e toma a função como um elemento essencial à linguagem.
Assim se dá a análise a partir da perspectiva funcionalista: dadas as especificidades do contexto situacional, a língua irá operar de acordo com o objetivo prévio de transmissão de informação entre os interlocutores, isto é, as estruturas sintáticas serão motivadas por um determinado uso. Neste seguimento, a forma irá sempre se adaptar às funções e a explicação se dará por meio delas, considerando também as relações com o contexto social no qual o fenômeno linguístico ocorre.
Diferentemente dos outros estudos linguísticos que o antecederam, o funcionalismo vai além do mero enfoque da linguagem com um fim em si mesma, levando em consideração o seu caráter pragmático na interação verbal.
Referências
CUNHA, A. F. Funcionalismo In: Mário Eduardo Toscano Martelotta. (Org.). In.: Manual de lingüística. São Paulo: Contexto, 2008, v. 1, p. 157-176.
MUSSALIM, F. O Funcionalismo em Linguística: sistema linguístico e o uso das expressões linguísticas.. In: Linguística 1. Curitiba, IESDE Brasil S.A., 2009. p. 81-92.
SILVA, M. C. F. O Funcionalismo em Lingu. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (Orgs). Introdução à linguística: fundamentos epistemológicos. São Paulo: Cortez, 2011, v.3, p. 165-218.
...