Os Sistemas Construtivos/Pré Moldados
Por: RicardoAF • 5/7/2020 • Resenha • 605 Palavras (3 Páginas) • 196 Visualizações
Sistemas Construtivos/Pré Moldados
1. Devido a disponibilidade de grandes vãos, construção econômica, durável, estruturalmente segura e com versatilidade arquitetônica.
2. Algumas vantagens seriam; produtos feitos na fábrica, possibilitando processos de produção mais eficiente e racionais, trabalhadores especializados, controle de qualidade, etc; Uso otimizado dos materiais; menor tempo de construção; instalação pode continuar mesmo no inverno rigoroso; qualidade; eficiência estrutural (vãos grandes, pilares mais esbeltos); materiais resistentes ao fogo e construção menos agressiva ao meio ambiente.
3. Alguns princípios básicos que devem ser levados em consideração, são as possibilidades, as restrições e vantagens da utilização do concreto pré-moldado, seus detalhes, produção, transporte, montagem e estados de serviço antes de completar o projeto da estrutura.
4. A padronização possibilita repetição e experiência, portanto, custos mais baixos, melhor qualidade, confiabilidade e uma execução mais rápida.
5. Sempre haverá diferença entre as dimensões especificadas e os reais dos componentes, essas variações devem ser examinadas e permitidas. As tolerâncias ocorrem na fábrica e no canteiro onde devem considerar desde o início do projeto preliminar e discutir o mais cedo possível com os fabricantes de pré-moldados.
6. Estruturas aporticadas; estruturas em esqueleto; estruturas em painéis estruturais.
7. A escolha da utilização de laje alveolar ou nervurada.
8. Em construções com mais de 3 pvtos, onde os deslocamentos horizontais podem ser excessivos.
9. A principal função das ligações é a transferência das forças entre as interfaces dos elementos pré-moldados, de forma que estes interajam entre si como um único sistema estrutural. O papel das ligações é fazer uma interligação racional entre os elementos pre moldados para compor um sistema estrutural capaz de resistir a todos as forças atuantes, incluindo ações indiretas provenientes da retração, fluência, movimentos térmicos, fogo, etc. Outros aspectos relativos a função e aparência das ligações podem resultar em requisitos específicos para projeto ou produção, como por exemplo com relação a durabilidade ou quanto aos aspectos estéticos.
10. Transferir as ações verticais e horizontais dos pavimentos e fachadas para as fundações.
11. Lajes Alveolares em concreto protendido ou concreto armado; painéis nervurados protendidos; sistema composto por lajes com vigotas.
12. Por causa da sua qualidade de acabamento e do custo razoável. São duas categorias de escadas. 1- Escadas Retas: Lances/patamares. 2- Escadas Monoblocos
13. Ligação por aderência/ ligação por atrito/ ligação por soldadas.
14. As espessuras dos painéis dependem dos requisitos de desempenho de estabilidade estrutural, de isolamento acústico e de resistência ao fogo.
15. Resistência dos painéis na seção transversal mais carregada
Resistencia a flambagem
Resistencia
...