O Trabalho de Lingüística
Por: camilaalimaa1 • 18/4/2019 • Trabalho acadêmico • 434 Palavras (2 Páginas) • 169 Visualizações
1-Releia a aula 7 , pesquise nos arquivos ,na Rede e em sua biblioteca e escreva um texto reflexivo(seu), que não ultrapasse as 20 linhas, expondo o que entendeu sobre a “Virada pragmática” sobre a qual discorremos até o momento e em que medida a pragmática e a sociolinguística se interpenetram.
Analise de linguagem e ensinamentos das relações sociais
Pragmática é a análise das escolhas linguísticas no grupo social e o modo que lidamos com outras pessoas. Não é somente um mecanismo para se mostrar as coisas do pensamento, permite atos como refletir, compreender e deduzir a linguagem, não é apenas nomear peças, e sim a compreensão do ato de falar, os jogos de linguagem e a forma que se usa.
Na pragmática a reviravolta no século XX inovou a linguística, da aflição da estrutura para a utilização que criam a língua. Os conhecedores da linguagem ficaram pensativos em compreender a variação na hora da aplicação da fala da maneira que era expressada e como o público reagiria.
Embora sejam vários os pensamentos, é muito importante uma atenção maios ao uso das palavras usadas mostrando respeito a mensagem. Percebemos esse comportamento de normas de formalidades, que está direcionado a maneira de expressão exibindo a atitude racional apropriada na fala.
Já a sociolinguística impõe a pragmática relativamente ao ensinamento das relações sociais, visto que a sociolinguística retém o foco como o povo se comporta sobre a língua, de como a sociedade reagem com a diversidade, e variáveis pontos e efeitos da linguística.
2-Explique a afirmação que segue e dê pelo menos 1 exemplo:
Existem normas de formalidade e polidez que assimilamos intuitivamente e que seguimos quando falamos com pessoas mais velhas, do sexo oposto, e assim por diante.
A maneira de escrever e usar sinais é regulado da mesma forma. As consições pragmáticos influenciam em todo tempo nossa seleção de sons, de construções gramaticais e de vocabulário dentro dos recursos da língua. Algumas coerções nos são ensinadas em idade muito nova.Como a importância de dizer por favor e obrigado, e não se referir a uma mulher adulta como ela.
3- Por que podemos afirmar que a ideologia é um reflexo das estruturas sociais e , portanto, toda modificação da ideologia acarreta uma modificação da língua?
Segundo o filósofo Bakhtin russo, a linguística Saussuriana, que acredita distinguir-se dos métodos da filosofia antiga, só faz afasta-los e perpetuá-los ao desempenhar a elaboração indutiva dos falantes e a focar num construto teórico abstrato, homogêneo, irrealizável de verificação empírica.
Portanto na análise de Bakhtin, todo signo é ideológico. O avanço da língua segue uma ação conotativa positivamente, ao contrário da concepção saussuriana.
...