O conceito de gêneros textuais e os gêneros acadêmicos
Por: Jeferson Jose • 14/9/2016 • Resenha • 707 Palavras (3 Páginas) • 497 Visualizações
UEMG – Disciplina: Leitura e produção de textos - 1º Período
Resumo - Jeferson Jose Nogueira
SOUZA, Micheli Gomes de; BASSETO, Maria Turra. Os processos de apropriação de generoso acadêmicos (escritos) por graduandos em letras e as possíveis implicações para a formação de professores/pesquisadores. Revista Brasileira de linguística aplicada, Belo Horizonte, v. 14, n.1, p.85-87, 2014
O conceito de gêneros textuais e os gêneros acadêmicos
O conceito de gêneros, amplamente aceito, através dos PCN de Língua Portuguesa, não abrange completamente a diversidades de textos existentes. Bonini (2004), lista doze ideias de gêneros contextuais de autores em suas respectivas áreas, destacando diferentes aspectos do fenômeno.
Usando a definição de Swales (1990), estabelecida através do dialogo com outras disciplinas e análise dos gêneros acadêmicos. Ele propõe que gênero são eventos comunicativos, em que membros trocam propósitos comunicativos, sendo estes reconhecidos pelos mesmos e assim constituem uma logica para o gênero. Tal logica, da suporte a estrutura esquemática do discurso e influencia no estilo e no conteúdo.
Sendo assim gêneros textuais ocorrem em comunidades discursivas, tendo sua estrutura e proposito reconhecidos pelos membros mais experientes da mesma. Tendo os novos membros passar por processos que auxiliem sua inserção na comunidade e se tornem usuários e produtores de gêneros.
Conforme Swales (1998), Figueiredo e Bonini (2006), propõem que a relação entre os membros com os gêneros textuais dão origem a dois tipos de comunidades discursivas, as que (possuem) modelamos gêneros conforme normas e convenções, e as outras (possuídas) que reproduzem os padrões por com o intuito da inseri-los n comunidade alvo.
Os conceitos discursos acadêmicos e comunidade acadêmica
Figueiredo e Bonini (2006) determina o discurso como pratica social partir da fala e escrita, sendo moldada pela realidade que o cerca. E também sendo uma maneira de criar significados de uma perspectiva particular.
Conforme Aranha (2006) discurso acadêmico se caracteriza pela linguística e argumentos inerentes, podendo ser oral ou escrito.
Seguindo Swales (1992), Oliveira (2009) descreve comunidade discursiva sendo conjunto de objetivos comuns, com mecanismos de intercomunicação e participação social. Visando manter seus valores e o crescimento da mesma. Tendo a existência de gêneros textuais e hierarquia.
Enfim, comunidade discursiva é uma rede hierarquia entre indivíduos com objetivos comuns e mecanismos próprios. A permanência na comunidade est submisso ao domínio das regras e produção e gêneros textuais, tendo como base os gêneros já produzidos por ela. Definindo comunidade acadêmica como uma comunidade discursiva própria com discursos acadêmicos, com a intenção de sustentar suas crenças. Utilizando de gêneros acadêmicos como forma de materializar seus discursos com propósitos comunicativos varridos (pesquisar, divulgar, incentivar etc.).
REFERÊNCIAS
APANHA, S. A busca de modelos retóricos mais apropriados para o ensino da escrita acadêmica, Revista do GEL, Araraquara, v. 4, p. 97-114, 2007.
BONINI, A. Gênero textual/discursivo: o conceito e o fenômeno. In: CRISTÓVÃO, V. L. NASCIMENTO, E. L. (Org.). Gêneros textuais: teoria e prática. Londrina, Moriá, 2004, p. 3-17
BRASIL. Secretaria d.e Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais, 3° e 40 ciclos do Ensino Fundamental: introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental - Brasília MEC/SEF, I998a.
...