O que é síntese pessoal
Por: Matheus Guimarães • 22/4/2017 • Ensaio • 299 Palavras (2 Páginas) • 6.343 Visualizações
Síntese do texto é a reelaboração da mensagem do autor ou da autora com base na reflexão pessoal. Quando se pede um resumo de um texto, o que se tem em vista é a síntese das ideias do raciocínio e não a mera redução dos parágrafos. Trata-se de apresentar brevemente o encadeamento lógico. Daí poder o resumo ser escrito com outras palavras, desde que as ideias sejam as mesmas do texto. Mesmo em se tratando de assuntos abstratos, para o leitor em condições de “seguir o fio da meada” a leitura torna-se fácil e agradável e, sobretudo, proveitosa. É através do raciocínio que o autor expõe, passo a passo, seu pensamento e transmite sua mensagem. O raciocínio, a argumentação, é o conjunto de ideias e proposições logicamente encadeadas, mediante as quais o autor demonstra sua posição ou tese. O raciocínio é a estrutura lógica do texto. Portanto, a mensagem será elaborada por uma consciência e será igualmente assimilada por outra consciência. Deve ser, antes de mais nada, pensada e depois transmitida.
A RESENHA BIBLIOGRÁFICA
RESENHA É O MESMO QUE RECENSÃO DE LIVROS OU ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA. A resenha é uma síntese ou um comentário dos livros publicados feito em revistas especializadas das várias áreas da ciência, das artes e da filosofia. É através das resenhas que se toma conhecimento prévio do conteúdo e do valor de um livro que acaba e ser publicado. É a partir da resenha que se decidirá se ler o livro ou não, seja para o estudo seja para um trabalho em particular.
A resenha tem a ver com a triagem na bibliografia e com a leitura de documentação a ser selecionada para a elaboração de um trabalho científico. A resenha serve para a atualização bibliográfica do estudioso e para a organização de sua vida científica.
...