PCC - Lendas Urbanas
Por: Olívia Pereira • 8/10/2018 • Trabalho acadêmico • 490 Palavras (2 Páginas) • 472 Visualizações
Disciplina: Prática como Componente Curricular
Tema: Lendas Urbanas
1) Quais são as características principais deste gênero?
As lendas urbanas são narrativas de caráter fabuloso e sensacionalista, inspiradas e fatos relatados por determinada comunidade. É um texto que figura o folclore moderno, com elementos facilmente reconhecíveis em nosso cotidiano, que se forma sob a crença e a dúvida, inspirado em fatos relatados por certa comunidade e contado como se tivesse de fato acontecido, mas não diretamente com o narrador. Frequentemente são contadas com a premissa de terem acontecido com “um amigo da gente” e são enviadas com uma série de alardes do tipo “cuidado, isso pode acontecer com você”.
A propagação deste tipo de história era mais comum oralmente. Hoje, com o avanço da tecnologia e com as redes sociais, elas se espalham mais rapidamente e alcançam um número de pessoas muito maior.
2) Quais as diferenças entre lendas urbanas, fait divers e rumores?
Fait divers, cuja tradução literal é "fatos diversos", pertence ao gênero jornalístico e conquistou espaço porque faz sucesso com o público. Esse gênero tem o objetivo de identificar notícias que só são destacadas pelos jornais porque são curiosas e/ou inusitadas. Tem efeito de surpresa, choque.
Rumor é definido relato breve, anônimo e não verificado de um suposto acontecimento que circula de boca em boca ou pela mídia. Os rumores costumam surgir para condicionar o pensamento ou o comportamento das pessoas com uma finalidade. Diferentemente da lenda urbana, o rumor geralmente não é um texto narrativo e tem caráter de efemeridade, com vida curta. Porém, o rumor pode contribuir para o crescimento e propagação de uma lenda.
A lenda urbana é uma narrativa com base em elementos reais, porém incomuns e até improváveis. Elas tendem a resistir ao tempo, mas podem ser distorcida ao longo dos anos. Ela busca autenticidade por meio de fatos, locais reais, personagens conhecidos e provas.
3) Quais as considerações feitas no ensaio sobre o conceito de gênero?
Uma das premissas para interpretação de um texto narrativo, segundo estudiosos, é ter conhecimento prévio sobre o conteúdo. Para o autor, é muito difícil que não procuremos suporte de algum modelo pré-determinado para interpretar qualquer narrativa.
O gênero é justamente uma forma em que uma narrativa é expressa, baseada numa visão de mundo e de interação. Nesse contexto, os gêneros seriam formas culturalmente especializadas de vislumbrar a condição humana de se comunicar, uma explanação do que é real a partir de um lugar de produção de linguagem.
Pode-se dizer que a gênero não é um arquivo fechado, mas um material que está pronto a incorporar um novo conteúdo, pois eles são indeterminados e heterogênios. Assim, esse gênero é um operador da memória social que permite as retomadas e os deslocamentos de sentidos, que distribui papéis e institui lugares que podem ser ocupados por sujeitos historicamente situados. Muito mais do que uma pura forma concluída, ele é um espaço móvel onde vêm-se encontrar o sujeito, a língua e a história. (GREGOLIN, 2005, p.32)
...