PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO: Conservação E Devolução.
Artigos Científicos: PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO: Conservação E Devolução.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jorgemn • 10/12/2014 • 1.259 Palavras (6 Páginas) • 741 Visualizações
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
CURSO A DISTÂNCIA “ FORMAÇÃO PELA ESCOLA”
MÓDULO: COMPETENCIAS BÁSICAS
PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO: Conservação e devolução.
COMPONENTES
1. Alixandrina Rodrigues da Fonseca neta
2. Maria Luciene Gomes de Paiva
3. Maria Poliana da Costa Alves
Tutora: Clédina Mafaldo de A. Fernandes.
1. INTRODUÇÃO:
O Programa Nacional do Livro Didático – PNLD prevê que a durabilidade dos livros seja de três anos. O livro será repassado ao aluno para uso, durante o período letivo, a título de cessão temporária, sendo que o aluno, pai ou responsável se obriga a devolvê-lo ao final de cada ano letivo. Para que esta durabilidade se efetive ressalta-se a necessidade, por meio da direção, da coordenação e dos professores, do desenvolvimento de ações que estimulem a conservação e a devolução, conscientizando e envolvendo alunos, pais e comunidade escolar para garantir que os livros sejam conservados e assim possam ser devolvidos em bom estado no final do ano letivo e para que não haja falta de livros nos anos seguintes para os alunos que precisarão utilizá-los.
2. SUJEITOS:
• Aluno do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e EJA;
• Professores de escolas do município das esferas estaduais e municipais;
• Gestores;
• Membros da Comunidade escolar;
• Secretária Municipal de Educação
• Pais e comunidade;
• Representantes da comunidade.
3. SITUAÇÃO PROBLEMA:
Após pesquisa com os envolvidos diretamente na utilização dos Livros disponibilizados pelo (PNLD )- observou-se que ainda há resistência quanto à conservação e devolução dos livros utilizados. Seja quanto ao livro didático, dicionários, livros de literatura ou periódicos. É importante ressaltar que a maioria das respostas converge para a dificuldade em conscientizar os alunos de que o uso do livro não desobriga da responsabilidade em conservar o material que será de propriedade coletiva. Portanto, mesmo que haja a distribuição pelo MEC e a qualidade do material cuidadosamente escolhido pelos professores é preciso tomar medidas para que estes livros sejam utilizados durante os três anos conforme proposta do Programa. Diante deste problema surgem indagações que precisam ser respondidas:
_ Como cuidar do Livro Didático para que tenha possibilide de uso durante 3 anos?
_ O que fazer para que tenha garantia da devolução do livro didático ao final do ano letivo em perfeito estado de conservação?
4. OBJETIVOS:
Geral:
Reconhecer o livro didático como um bem público, que deve ser conservado e devolvido ao final do ano letivo, bem como, quando o aluno for transferido de uma escola para outra, possibilitando o seu uso posteriormente para outros educandos.
Específicos:
Mostrar toda a comunidade escolar o valor do livro didático, indispensável à compreensão das semelhanças e diferenças, permanências e transformações no modo de vida social, cultural, política e econômica de sua região, de sua comunidade.
Definir o dia da entrega e encanamento do livro didático.
Definir o dia da devolução do livro didático.
...