“PROJETO LER E BRINCAR COM PALAVRAS” DO MUNICÍPIO VALE DAS FLORES”
Por: RenataVidi • 22/8/2017 • Projeto de pesquisa • 2.228 Palavras (9 Páginas) • 529 Visualizações
Literaturas de Língua Portuguesa
Literatura Infantojuvenil
Multimeios Aplicados à Educação
PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA O “PROJETO LER E BRINCAR COM PALAVRAS” DO MUNICÍPIO VALE DAS FLORES”
CAMPO LIMPO / SÃO PAULO
19.11.2015
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO 3
2- OBJETIVOS 4
3- DESENVOLVIMENTO 5
4- GÊNEROS LITERÁRIOS
4.1 PROPOSTAS DE ATIVIDADES DE LEITURA
4.2 PROPOSTAS DE ATIVIDADES COM FILMES OU
VÍDEOS DA WEB
4.3 PROPOSTAS DE ATIVIDADES COM TEXTO
LITERÁRIO 6
6
7/9
10/11
5- CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
6- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
1- INTRODUÇÃO
O “Projeto Ler e Brincar com Palavras” do Município Vale das Flores tem como objetivo a difusão da leitura, do reforço escolar e da ampliação dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Colaborando com o trabalho dos professores em sala de aula de modo lúdico e prazeroso, com o intuito de despertar os alunos à prática da leitura e escrita, bem como a apreciação das obras literárias.
Saber ler é de extrema importância à realidade social letrada em que vivemos. A leitura é uma competência indispensável ao desenvolvimento pleno de uma pessoa, tornando-o um cidadão capaz de interferir no ambiente em que vive e trabalha, interagindo com o outro que o cerca. A escola, como instituição educacional, se tornou o meio oficial pelo qual todas as crianças deveriam ter acesso à leitura, desconsiderando, muitas vezes, o papel da família, nesse processo social.
Formar um leitor competente supõe formar alguém que compreenda o que lê; que possa aprender a ler também o que não está escrito, identificando elementos implícitos; que estabeleça relações entre o texto que lê e outros textos já lidos; que saiba que vários sentidos podem ser atribuídos a um texto; que consiga justificar e validar a sua leitura a partir da localização de elementos discursivos (PCN-LP, pg.41).
Em meio a complexidade do aprender fez se necessário a busca de novas metodologias de ensino. Não podemos mais ignorar a tecnologia, que passa a assumir importante papel no apoio pedagógico.
A tecnologia voltada ao ensino só funciona se for planejada e controlada. Ela possibilita maneiras diferentes de se ensinar e aprender, sendo necessário reavaliar a conduta dos profissionais da educação mediante a tantas ferramentas inseridas no meio educacional, para que não haja desperdícios de tempo e recursos financeiros.
Há a necessidade de formação continuada, preparar, capacitar o professor para o uso das tecnologias, para criar diferentes meios para facilitar o ensino aprendizagem.
Segundo Demo (2009, p.96) – A aprendizagem tecnologicamente correta significa aquela que estabelece com tecnologia a relação adequada no sentido de aprimorar a oportunidade de aprender bem. Ou seja, a utilização da tecnologia implica na autoria daquele que ensina. Aprender bem é construir e reconstruir. Na obra Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica, Moran (2009) vai mais além quanto ao uso das tecnologias na educação, quando diz que:
As tecnologias nos ajudam a realizar o que já fazemos ou desejamos. Se somos pessoas abertas, elas nos ajudam a ampliar a nossa comunicação; se somos fechados, ajudam a nos controlar mais. Se temos propostas inovadoras, facilitam a mudança (MORAN, 2009, p.27).
2- OBJETIVOS
2.1 – Geral
O objetivo principal é a difusão da leitura, do reforço escolar e da ampliação dos
conteúdos trabalhados em sala de aula. Colaborando com os professores em
sala de aula de modo lúdico e prazeroso, com o intuito de despertar os alunos à
prática da leitura e escrita, bem como a apreciação das obras literárias.
2.2 – Específicos
• Utilizar uma metodogia de ensino que utilize de tecnologia auxiliando na aprendizagem de forma lúdica e prazerosa;
• Colaborar para que os alunos possam ser capazes de reconhecer e fazer uso dos gêneros literários no universo da linguagem oral e escrita;
• Proporcionar a interatividade entre professor e alunos no processo de ensino-aprendizagem.
3- DESENVOLVIMENTO
Nas reuniões semanais dos professores envolvidos no “Projeto Ler e Brincar com Palavras” discutiu-se quais seriam as melhores metodologias a serem aplicadas nas atividades e os conteúdos que devem ser reforçados em sala de aula.
Os professores trocaram experiências quanto ao uso e manuseio das tecnologias que serão e já foram inseridos em sala de aula.
As trocas de informações contribuíram para o aprimoramento do uso das novas tecnologias e a melhora gradativa das metodologias do ensino-aprendizagem dos alunos.
Os professores fizeram um levantamento dos recursos que estão e serão utilizados como apoio neste projeto e em sala de aula são eles:
- Computadores (com acesso à internet);
- Notebook;
- Datashow;
- Livro didático;
...