Projeto: O Brincar
Por: silvanabastos • 17/9/2015 • Projeto de pesquisa • 4.654 Palavras (19 Páginas) • 2.896 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8][pic 9]
[pic 10][pic 11][pic 12]
NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA
[pic 13]
Brincar
A Importância do Brincar na Educação Infantil
Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de pedagoga.
Orientador: Prof.ª Jane Cristina Rossi
GOMES, Brincar: A Importância do Brincar na Educação Infantil:2015. 21 folhas. Projeto de Ensino (Pedagogia) – Centro de Ciências Humanas. Universidade Norte do Paraná, Porto Velho, 2015.
RESUMO
O projeto Brincar: A Importância do Brincar na Educação Infantil é uma importante forma de convívio, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano, num mundo de fantasia e imaginação. O grande desafio dos professores de Educação Infantil é proporcionar aulas interessantes e atraentes. Motivo pelo qual, procurou-se neste trabalho, mostrar a importância da inclusão de jogos e brincadeiras como estratégias pedagógicas para o professor. Pois, segundo o estudo, o jogo e a brincadeira favorecem a lateralidade, psicomotricidade, coordenação motora, autoestima, ou seja, envolve todo o domínio do esquema corporal. Enfim, são amplas fontes para o desenvolvimento psicomotor do aluno que consequentemente beneficiarão o processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, aplicando jogos e brincadeiras, cria-se, portanto, um espaço de interação no qual a criança experimenta o mundo e internaliza a compreensão de diversos sentimentos e conhecimentos. Neste sentido um dos objetivos centrais deste estudo é analisar a importância do brincar na Educação Infantil, pois segundo os autores pesquisados Ferreira e Oliveira, este é um período fundamental para a criança no que diz respeito ao seu desenvolvimento e aprendizagem de forma significativa.
Palavras-chave: Brincadeira. Jogos. Desenvolvimento. Educação Infantil. Professor (a).
.
SUMÁRIO
1. Introdução....................................................................................................04
2. Revisão Bibliográfica ...................................................................................06
3. Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino...................................15
3.1.Tema e linha de pesquisa...........................................................................15
3.2. Justificativa.................................................................................................15
3.3. Problematização.........................................................................................15
3.4. Objetivos....................................................................................................16
3.5. Conteúdos.................................................................................................16
3.6. Processo de desenvolvimento...................................................................16
3.7. Tempo para a realização do projeto..........................................................16
3.8 Recursos humanos e materiais..................................................................16
3.9. Avaliação....................................................................................................17
4. Considerações Finais...................................................................................18
5. Referências..................................................................................................19.
- INTRODUÇÃO
O projeto Brincar: A Importância do Brincar na Educação Infantil é uma importante forma de convívio, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano, num mundo de fantasia e imaginação.
O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.
Para definir a brincadeira infantil, ressalto a importância do brincar para o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. Para tanto, se faz cogente conscientizar os pais, educadores e sociedade em geral sobre à ludicidade que deve estar sendo vivenciada na infância, ou seja, de que o brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa não sendo somente lazer, mas sim, um ato de aprendizagem, e ainda a importância desta ludicidade nas intervenções e prevenções de dificuldades de aprendizagem.
Nesta conjunção, o brincar na educação infantil proporciona a criança estabelecer regras constituídas por si e em grupo, contribuindo na integração do indivíduo na sociedade. Deste modo, à criança estará resolvendo conflitos e hipóteses de informação e, ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de compreender pontos de vista diferentes, de fazer-se entender e de demonstrar sua opinião em relação aos outros, e ainda e nesse ato que podemos diagnosticar e prevenir futuros problemas de aprendizagem infantil.
É importante perceber e incentivar a capacidade criadora das crianças, pois está se constitui numa das formas de relacionamento e recriação do mundo, na perspectiva da lógica infantil.
Neste sentido, um dos objetivos essenciais deste projeto é analisar a importância do brincar na Educação Infantil, pois segundo os autores pesquisados, este é um período fundamental para a criança no que diz respeito ao seu desenvolvimento e aprendizagem de forma significativa. O grande desafio dos professores de Educação Infantil é proporcionar aulas interessantes e atraentes.
Motivo pelo qual, procurou-se neste trabalho, mostrar a importância da inclusão de jogos e brincadeiras como estratégias pedagógicas para o professor. Pois, conforme nossos estudos, o jogo e a brincadeira favorecem a lateralidade, psicomotricidade, coordenação motora, autoestima, ou seja, envolve todo o domínio do esquema corporal. Serão realizadas as atividades em uma semana.
- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Ao longo da história da humanidade, foram inúmeros os autores que se interessaram, direta ou indiretamente, pela questão do brincar, do jogo, do brinquedo e da brincadeira.
...