Perguntas sobre o conteúdo: "A mão e a luva"
Resenha: Perguntas sobre o conteúdo: "A mão e a luva". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 09121973 • 27/11/2014 • Resenha • 1.233 Palavras (5 Páginas) • 5.843 Visualizações
1)”Guiomar, que estava de pé defronte dele.com as mãos presas nas suas, deixou-se cair lentamente sobre os joelhos do marido,e as duas ambições trocaram o ósculo fraternal.Ajustavam-se ambas, como se aquela luva tivesse sido feita para aquela mão”Com base no fragmento diga qual a relação com o título:”A mão e a luva” ?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)Relacione os personagens abaixo com suas respectivas características psicológicas:
(1 )ESTEVÃO ( )CALCULISTA –FRACO DE CARÁTER
(2) JORGE ( )AMBICIOSO-SAGAZ
(3) LUIS ALVES ( )SENTIMENTAL-INGENUO
3)ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA EM RELAÇÃO À OBRA:
I-A mão e a luva começa por nos apresentar Estevão e Luis Alves. Estevão, romântico incorrigível pretende se matar porque Guiomar não responde aos seus desejos de namorá-la. Luis Alves tenta dissuadí-lo de tamanha besteira.
II-Um terceiro pretendente aprece .Entra em cena Jorge,neto da baronesa e um vagabundo profissional. Ainda que um homem amável.Apesar de não nutrir pela moça nem um terço do que Estevão parece sentir.ele finge o suficiente.
III-Estevão e Luis Alves eram amigos de faculdade e dois anos antes de sua formatura, durante as férias, o segundo se lastimava, pois Guiomar, a quem “amava profundamente”, simplesmente não sentia nada por ele.
a)Somente a I está correta
b)Somente a III está correta
c)Somente a I e a II estão corretas
d)Todas estão corretas
4) Texto para as questões de 1a 4
“Guiomar amava deveras. Mas até que ponto era involuntário aquele sentimento? Era-o até o ponto de lhe não desbotar à nossa heroína a castidade do coração, de lhe não diminuirmos a força de suas faculdades afetivas. Até aí só; daí por diante entrava a fria eleição do espírito. Eu não a quero dar como uma alma que a paixão desatina e cega, nem fazê-la morrer de um amor silencioso e tímido.Nada disso era, nem faria. Sua natureza exigia e amava essas flores do coração, mas não havia esperar que as fosse colher em sítios agrestes e nus, nem nos ramos do arbusto modesto plantado em frente de janela rústica. Ela queria-as belas e viçosas. Mas em vaso de Sèvres, posto sobre móvel raro, entre duas janelas urbanas, flanqueado o dito vaso e as ditas flores pelas cortinas de cachemira, que deviam arrastar as pontas na alcatifa do chão.”
Obs.: Sèvres – cidade francesa célebre pela manufatura de finas porcelanas
cachemira – um tipo de tecido
alcatifa – tapete
1)No fragmento citado, o narrador em 3ª pessoa,
a) fazendo uma declaração acerca do sentimento da personagem, logo em seguida coloca em dúvida o que acabara de afirmar, atitude que leva o leitor a desconfiar de sua onisciência.
b) revelando pouco conhecimento do que vai no íntimo de Guiomar, permite que a própria personagem conte ao leitor acerca do sentimento que a dominava totalmente.
c) afirmando que o sentimento da personagem era verdadeiro,lança uma indagação que lhe permite apresentar,a seguir, provas da pureza de seu coração e espírito.
d) fazendo uso da primeira pessoa do plural (diminuirmos), assume estatuto de personagem, o que
justifica sua indagação e a dificuldade que tem em compreender o sentimento de Guiomar.
e) depois de referir o sentimento da personagem,passa a analisá-lo em tom de diálogo íntimo com o leitor, revelando, inclusive, suas próprias intenções no jogo narrativo.
Resolução
O narrador de A Mão e a Luva analisa, numa digressão,o amor de Guiomar. Vê-o, não como uma paixão irracional,mas como um sentimento temperado pela “fria eleição do espírito”, em que participava a consideração das posses do
...