Por que a Segunda Guerra Mundial é um marco importante na história da Linguística Aplicada?
Por: anapaulaandradel • 26/10/2020 • Artigo • 636 Palavras (3 Páginas) • 547 Visualizações
Por que a Segunda Guerra Mundial é um marco importante na história da Linguística Aplicada?
A linguística aplicada surge no contexto da segunda guerra mundial Segunda Guerra, Pois a guerra trouxe necessidade prática e rápida constante de comunicações entre aliados e inimigos, assim os governos norte-americanos, interessaram-se pelo ensino de línguas. De modo que a linguística aplicada pode a atuar no sentido de técnicas e metodologias didáticas do ensino de línguas, na época os professores de língua estrangeira teriam que aprender ou até mesmo criar essas técnicas e metodologias para repassar em tempo hábil aos seus alunos.
Por que a Linguística Aplicada seria transdisciplinar/interdisciplinar/indisciplinar?
Podemos consideramos os estudos da linguística aplicada desse modo pelo motivo de que ela é uma área que toma de empréstimo teorias de outras áreas como a psicologia, sociologia e antropologia, é uma área que tem o poder de transformação e conversação muito eminente, constituindo-se uma área autônoma mantedora de relações fortes com a educação, assim tudo que acontece no mundo mantem uma conexão com as práticas e questionamentos da linguística aplicada, ou seja, tais teorias não se constituem em uma área fechada de estudos, mas sim são pautadas por movimentos que vão além, de tal modo esses estudos se utilizam de vários campos.
Metodologicamente, o que diferencia a Linguística Aplicada da Linguística Geral?
A diferença é evidente pois, linguística aplicada revela-se como a parte dessa ciência maior que é a linguística geral, faz-se uma área especifica de formação da grande área de letras, voltadas para questões sociais, de modo que a linguística aplicada se faz interdisciplinar justamente por manter conexões com outras áreas, porem com suas próprias teorias, surgiu no contexto da segunda guerra mundial e vem se desenvolvendo até hoje por outras questões.
A Linguística Aplicada, nos últimos anos, tem se voltado bastante para o estudo da relação linguagem e tecnologias. O que ela tem produzido de conhecimento acerca desse objeto? *
Com o avanço das tecnologias, novos espaços on-line são criados e se mostram proveitosos para a estudos em linguística aplicada e chega a ser inegável reconhecer as contribuições de diferentes áreas do conhecimento para a linguística aplicada, neste sentido são formados novos meios de construir o conhecimento e de investigar os usos da linguagem. A autora defende uma linguistica aplicada transfronteira, que envolve outras áreas e diferentes modos de produção de conhecimento, assim tendo ela discorrido sobre algumas das principais visões da linguística aplicada, dentre outras questões pode-se reforçar em especial as questões relacionadas com o uso de tecnologias online da linguagem, como a cultura virtual do texto, como ela disse o texto online com apenas um click nos leva a outro mundo, que o texto impresso não leva.
Como a Linguística Aplicada pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio?
As noções de linguística aplicada já estão diretamente envolvidas no ensino médio, pelo fato de quem estudou para estar ali no papel do professor teve contato direto com todas essas noções, então a Linguística Aplicada possui seu papel no ensino da linguagem. Assim, não se deve encara-la como um conjunto de técnicas metodológicas a serem utilizadas em sala de aula e sim um estudo de práticas específicas do uso da linguagem em contextos específicos. De modo que ela pode contribui para a melhoria da qualidade do ensino médio como práticas de ensino e de aprendizagem na área de Língua Portuguesa, pelo fato de que se constitui como instrumento capaz de auxiliar na resolução de problemas de comunicação, possibilitando a elaboração de discursos criativos, inovadores e reflexivos. A Linguística Aplicada se mostra um campo amplo de investigação no que se refere à pesquisa científica de desenvolvimento da linguagem, isso se dá ao fato de que a Linguística Aplicada desmistifica a ideia de que a língua deva ser ensinada apenas pela repetição de impostas aos falantes de uma língua portuguesa.
...