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Prática de Leitura e Produção de Textos

Por:   •  25/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  641 Visualizações

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Assunto (TEMA): Prática de Leitura e Produção de Textos

Referência Bibliográfica: Corrêa, Hércules; Jorge, Gláucia. Multiletramentos de alunos de ciência da computação da UFOP: possibilidades e práticas acadêmicas. Cap.14

Tipo de fichamento: Citação

Biblioteca que se encontra a obra: Biblioteca da Universidade Federal de Ouro Preto- Campus Cruzeiro- Ouro Preto)

Texto da ficha:

Introdução

“ [...]dificuldades que os alunos de cursos de graduação têm em ler e produzir textos acadêmicos.”(p.233).

“É no contexto dessa discussão que surge, no curso presencial de Ciência da Computação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a disciplina denominada Prática de Leitura e Produção de Textos. Ela é oferecida pelo Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD da UFOP. A expectativa dos docentes do curso como um todo é que ela auxilie e até “resolva” os problemas de leitura e escrita dos alunos. A nossa expectativa enquanto docentes da disciplina é conseguir oferecer um aprendizado que dê conta da multiplicidade de práticas de letramentos que envolvem o meio acadêmico e efetivamente possibilitar que os alunos se apropriem das estratégias de leitura e produção de determinados gêneros textuais como, por exemplo, fichamento, resumo, resenha, relatório de leitura e de alguns textos literários.”(p. 233, 234).

Contextualizando a disciplina Leitura e Produção de Textos no âmbito acadêmico

“Os gêneros discursivos são, portanto, tipos relativamente estáveis de textos que são produzidos em um determinado domínio ou esfera discursiva (BAKHTIN, 1997, p. 297). Na sociedade contemporânea, grafocêntrica e tecnológica, temos uma infinidade de domínios discursivos, dentre eles o digital, o acadêmico e o literário.” (p.235).

“No âmbito das universidades, são produzidos conjuntos de gêneros discursivos, também infinitos e enumeráveis, por isso mesmo há estudos que se ocupam estritamente do letramento acadêmico. Alguns desses gêneros, no entanto, são mais produzidos por professores e pesquisadores e, portanto, também são mais solicitados aos alunos e pesquisadores em formação: fichamentos, resumos, resenhas, relatórios de leitura e artigos científicos.” (p.235).

  1. Reflexões sobre leitura e produção de textos nas modalidades presencial e a distância

“O livro referência da disciplina é Prática de leitura e produção de texto, de Gláucia Jorge (2007), que foi produzido para uso em cursos do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e, no momento, está sendo reelaborado pelos autores deste texto. Além do livro, organizamos o AVA com gifs animados, hiperlinks com bibliotecas virtuais, normas da ABNT e outros recursos que, acreditamos, nos aproximam mais dos alunos, jovens em sua grande maioria.” (p.237).

2. Quem são os alunos?

“[...]. Todos eles são estudantes do primeiro período e as turmas são compostas em média por até 65 alunos, a maioria homens, e têm entre 19 e 21 anos. [...] estudaram em escolas públicas e privadas e frequentaram cursos pré-vestibulares.” (p.238).

“A maioria enfatizou em seus memoriais que foram inseridos em práticas de leitura e escrita em escolas de Educação Infantil e foram muito incentivados pelos familiares, como os pais e parentes adultos mais próximos. Eles liam histórias e estimulavam a frequência em bibliotecas e outras práticas que conduziam para o letramento.” (p.238).

“[...]. A nossa hipótese é que o desconhecimento do gênero fichamento estava relacionado ao fato de ser pouco ou nada solicitado nos Ensinos Fundamental e Médio, o que o caracteriza como um gênero tipicamente acadêmico.” (p.238).

“Muitos alunos responderam que o resumo é a síntese das ideias principais do texto e os demais deram respostas como: diminuição de um texto; texto objetivo com minhas palavras; parte do texto. As principais estratégias que utilizavam para produzir o resumo eram destacar as partes principais ou descrever partes importantes. Assim, concluímos que os alunos desconheciam a forma composicional do gênero resumo. O mesmo se deu em relação ao gênero resenha, apontado como um resumo crítico por grande parte dos alunos. A sua forma composicional também lhes era desconhecida.” (p.239).

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