RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Por: Estelha Maria • 3/11/2019 • Trabalho acadêmico • 3.408 Palavras (14 Páginas) • 262 Visualizações
1-INTRODUÇÃO
O estágio é de fundamental importância no processo de formação profissional. É o primeiro contato que o aluno-professor tem com a sala de aula, ou seja, com o campo em que irá atuar. É por meio do estágio observatório que o licenciando poderá refletir, conhecer melhor e até vislumbrar futuras ações pedagógicas.
Através do estágio observatório é que pode ser visto de perto uma realidade, que até então só se conhece em teoria, possibilitando reflexões, discursões e críticas, que contribui para a formação da própria identidade de professor.
A disciplina de estágio é obrigatória nos cursos de formação de professores, e sua proposta inicial é colocar o futuro educador em contato com o contexto real da escola.
Portanto, o estágio é a ponte de acesso entre a teoria adquirida no espaço da universidade e a prática pedagógica na escola. Essa integração entre teoria e prática permite ao estagiário perceber as especificidades e as dimensões da realidade escolar em relação com a sua contextualização social.
O Presente relatório tem como finalidade apresentar as informações que foram obtidas pela estagiária, durante o estágio de observação, para cumprimento da disciplina do Curso de Letras da Unimontes.
Nas atividades desenvolvidas no decorrer do estágio, foram observadas na prática a docência da professora Marília e da professora Jucelia, como também a análise crítica, da situação de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa no 6º ,7º e 9º ano do Ensino Fundamental, com a intenção de registrar tudo que o que foi visto, no que tange as experiências vividas durante o estágio de observação. O estágio foi realizado na Escola Estadual Vigário Torres no período da tarde, em Unaí-MG.
Desse modo, a observação é um instrumento que nos permite realizar uma análise da metodologia, que nos interessa a partir das observações, que visa conhecer as normas e regras de funcionamentos que regem a aula, adequando ao contexto da qual serão postas em prática como: a dinâmica, a comunicação, a interação entre o aluno, o professor e a escola, para o desenvolvimento do ensino- aprendizagem de Língua Portuguesa.
2- DESCRIÇÃO DA ESCOLA
A Escola Estadual Vigário Torres trabalha com ensino fundamental e médio, (manhã e tarde) e EJA – 1º ano (noite). A escola está localizada na Avenida Governador Valadares, 280 Bairro Centro em Unaí-MG - telefone (38) 3676-2146 – E-mail: escola.109011@educacao.mg.gov.br.
Tem como Diretora: Claudenice Jonas da Silva Ribeiro, Vice-Diretoras: Neide e Vanusa e com duas coordenadoras pedagógicas Leila e Geralda.
A escola é construída de alvenaria coberta de telhas de barro, possui 14 salas de aulas, 01 Secretaria, 01 Biblioteca, 01 Sala de Multimídia, 01 Sala de Professor, 01 Sala de Supervisão/Vice-direção, 01 Sala da Direção, 01 sala de Reprografia, 01 Cantina, 01 Banheiro para uso dos professores, 16 banheiros para uso dos alunos (sendo 08 banheiros femininos e 08 banheiros masculino), 01 quadra poliesportiva para realização das atividades pedagógicas (sem cobertura). A escola empresta livros da biblioteca para os alunos com a condição em que os mesmos deixem sua assinatura comprometendo-se a devolver no prazo de três dias úteis. A escola possui também dispensa depósito para materiais de limpeza, cozinha onde é preparada a merenda escolar, e as merendeiras serve a merenda no salão da escola, onde possui bancos grandes e mesas. Não tem auditório, e quando há algum evento, é feito na área em frente a cozinha, onde é feito também a oração com os alunos antes de iniciar as aulas e também é onde os alunos cantam o hino nacional.
O que mais me impressionou foi o fato que as salas são muito quentes, não tem centrais de ar e há somente ventilador de parede, e está em estado de atenção devido à falta de manutenção. A sala de aula é simples contendo quadro negro, mesa para professor e as cadeiras dos alunos que já estão bastante desgastadas. A escola está precisando de uma pintura. A escola está situada em um bairro do centro e conta com uma clientela de classe média/baixa, sendo aproximadamente 65% da zona rural.
Infraestrutura
- Alimentação escolar para os alunos
- Água filtrada
- Água da rede pública
- Energia da rede pública
- Esgoto da rede pública
- Lixo destinado à coleta periódica
- Acesso à Internet
- Banda larga
Equipamentos
- Computadores administrativos
- Computadores para alunos
- TV
- Videocassete
- DVD
- Antena parabólica
- Copiadora
- Impressora
- Aparelho de som
- Projetor multimídia (datashow)
- Câmera fotográfica/filmadora
3 - CORPO DOCENTE
A equipe administrativa e pedagógica é composta de profissionais efetivos ou designados e todos com formação em curso superior, com licenciatura plena, e alguns com pós-graduação, facilitando o desenvolvimento do trabalho administrativo, pedagógico e consequentemente no acompanhamento do processo ensino/aprendizagem.
Apesar de algumas dificuldades encontradas, todos os profissionais da escola lutam para promoverem um ensino de qualidade buscando alcançar as metas propostas pelo governo nas avaliações externas e internas.
Os demais servidores, pertencentes ao quadro técnico-administrativo, tem formação adequada ao cargo/função que ocupa, e em número compatível com o comporta da escola.
4. CORPO DISCENTE
A Escola Estadual Vigário Torres está situada em um bairro do centro conta com uma clientela de classe média/baixa, sendo aproximadamente 65% da zona rural.
A escola conta com um corpo discente de nível cultural aceitável pela realidade do contexto de sua vida social e pais de alunos que são em sua minoria analfabetos, alguns militares, profissionais da educação, microempresários, lavradores e servidores públicos. Em face disso encontramos pais com uma jornada intensa de trabalho, e em consequência filhos administrando sozinhos a própria vida, sem nenhum acompanhamento em casa.
...