RESENHA DO FILME: O INFORMANTE
Por: leidef • 9/4/2018 • Resenha • 641 Palavras (3 Páginas) • 286 Visualizações
RESENHA DO FILME O INFORMANTE
Direção: Michael Mann
Direção de arte: Margie Stone McShirley
Estúdio: Blue Lion Entertainment, Forward Pass, Kaitz Productions
Cinematografia: Dante Spinotti
Roteiro: Michael Mann / Eric Roth
Figurino: Anna B. Sheppard
Trilha Sonora: Lisa Gerrard / Pieter Bourke
Edição: William Goldenberg / Paul Rubell / David Rosenbloom
Elenco: Al Pacino - Lowell Bergman
Russell Crowe- Jeffrey Wigand
Christopher Plummer- Mike Wallace....
Duração do filme:2h 37 minutos.
Gêneros: Drama /suspenses
RESENHA O INFORMANTE
O filme relata a história de Lowell Bergman, jornalista da emissora CBS, do programa de maior audiência, recebe na porta de sua casa uma caixa, de remetente anônimo, relatórios de pesquisas feitas sobre a manipulação das matérias primas para aumento da dependência do cigarro.
Não compreendendo os resultados da pesquisa, pede ajuda ao ex-pesquisador sendo o mesmo demitido recentemente, mas para garantir benefícios como o convenio medico, assinou um termo de confidencialidade. De início Wigand nega ajuda, porém Bergman insiste em ter um encontro com o cientista, e aos poucos é convencido a se encontrar com o jornalista.
Na década de 90, o cigarro estava no auge, sendo divulgado constantemente, jogo de marketing, e se criou uma polemica devido a uma pesquisa sobre algumas substancias presentes no cigarro que causava dependência (Nicotina e amônia). Porém, a rede de televisão CBS estava preste a ser vendida, e as empresas de tabaco omitiam informações que o cigarro causava vicio, não era um fato conhecido pelos consumidores.
Após se encontrar algumas vezes com Bergman sem revelar as informações que sabia sobre a empresa, foi convidado a depor sobre as informações sigilosas. E mais tarde, começou a sofrer ameaças e ser pressionado a assinar um atento que estenderia o termo de confidencialidade.
Sendo ciente das consequências, Wigand tenta depor sem quebrar o termo, desencadeando mais ameaças à sua credibilidade e também ameaças a CBS, que não se encontrava em condições de sofrer um processo.
Para não denegrir a imagem da empresa de tabaco no cenário mundial, a companhia começa a investigar minuciosamente seu passado e divulgar aspectos negativos, sujando a sua imagem pelo país a fora, fazendo com que não acreditem nele futuramente. A CBS começa a ser colocada contra a parede e ameaçada juridicamente, sendo que a mesma estava preste a ser vendida e não podia ser processada gravemente se não perderia candidatos a compradores.
Desse modo a CBS decidiu a não publicar o depoimento de Wigand, mesmo com muito esforço de Bergman para mudar esta decisão, contrariado bateu de frente com o apresentador do programa defendo sua fonte.
Através de ameaças a indústria do tabaco Brown & Williamson, manipulou a empresa e ditou as regras sobre o que seria posto no ar. As revelações de Wigand acabaram indo ao ar, porem editadas com cenas de executivos destas companhias negando o conhecimento do cigarro causar algum mal.
Avaliação crítica
...