REVISÃO DA LITERATURA
Resenha: REVISÃO DA LITERATURA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Silviagodoy • 6/5/2014 • Resenha • 984 Palavras (4 Páginas) • 288 Visualizações
CAPITULO II - REVISÃO DE LITERATURA
2.1 – Conceitos básicos.
Antes de começarmos a descrever os aspectos mais relevantes sobre a grávida que quiser praticar exercícios, acreditamos ser importante para o médico e a paciente melhorar sua comunicação usando termos que expressem um mesmo fenômeno, ou em outras palavras que falem sobre a mesma coisa. Sim, porque nesta área de esportes, todos pensam que sabem um pouco ou o suficiente, mas na realidade muitas das controvérsias ocorrem pela falta de conhecimento de conceitos básicos. Por exemplo, médicos e pacientes podem pensar ou usar na comunicação as expressões; atividade física, exercício e esporte com um mesmo sentido. Entretanto referem-se a expressões de movimento corporais totalmente distintos.
Segundo o autor Barros (2002), descrevem esses conceitos da seguinte forma:
Atividade física - é qualquer movimento corporal que conseguimos realizar, em função de contração muscular e com gasto energético acima do basal. Assim, quando a mulher estiver caminhando em direção ao mercado ou dançando com seu marido, ela está fazendo atividade física. É considerada a melhor relação entre movimento humano e saúde.
Exercício físico - é um tipo de atividade física mais estruturada, que envolve intensidade, freqüência, duração, tendo como objetivo melhora da aptidão física e, por conseguinte a saúde. Assim, quando a mulher caminha em direção ao mercado ou a qualquer lugar, com um determinado número de passadas para percorrer a referida distância em um determinado intervalo de tempo ela estará fazendo exercício.
Esporte – é um tipo de atividade física que envolve conceitos de desempenho e competição. Assim quando a mulher percorrer aquela distância ao mercado mais rapidamente que qualquer outra, ela estará competindo, praticando esportes. O esporte pode formar alguns “vencedores”, mas automaticamente muitos “perdedores”, não sendo por isso a melhor mensagem de saúde pública.
________________________________________________________________________ 10
Neste estudo pode-se às vezes se utilizar um termo pelo outro, mas é importante que se tenha sensibilidade que são dimensões distintas do movimento humano. Assim, poderemos compreender porque muitos estudos parecem chegar a resultados distintos. Isso se deve ao fato de ter aplicado protocolos diferentes, principalmente não precisando o tipo de movimento humano usado: atividade física, exercício, esporte recreacional, de competição ou de alto rendimento.
2.2 – A gravidez
Segundo MIRANDA et al (1986), a fecundação ocorre no pavilhão da trompa o ovo, a partir deste momento, começa a crescer e diferenciar-se. Enquanto isso, a trompa encarrega-se de impulsioná-lo em direção à cavidade do útero, onde, sete dias depois, ele irá fixar-se no endométrio (espesso) e continuar o seu processo de crescimento. (in Silva, 1994). GUNTHER (1976) diz que com a fecundação do ovo, a hipófise segrega hormônios gonadotróficos que interrompem o período da menstruação e permanecem na fase de secreção em todo o organismo. A espessura da mucosa uterina aumenta progressivamente e deste modo, facilita o aninhamento do ovo fecundado e sua alimentação.
Inicialmente seu crescimento fará o endométrio abaular-se para dentro da cavidade do útero. Com o passar do tempo, acabará por ocupar toda a cavidade e finalmente exigir que o próprio útero aumente de tamanho. A gravidez é, portanto, o desenvolvimento e crescimento do ovo até a condição de feto maduro, ou seja, quando o bebê poderá viver fora da cavidade uterina, respirando e alimentando-se sem o auxilio do organismo interno.
Logo após a nidação, a diferenciação do ovo permitirá o aparecimento dos chamados anexos embrionários. São eles:
•
A placenta, que tem no cordão umbilical a ligação entre a mãe e o feto. Ela permite que a circulação sangüínea da criança, fazendo através do corpo placentário, aproxime-se da circulação materna com tempo e quantidade suficiente para que ocorram
...