Relatório De Estágio
Por: Filomena de Jesus • 13/6/2018 • Trabalho acadêmico • 971 Palavras (4 Páginas) • 199 Visualizações
Curso: Letras - Português/Espanhol
Instituição: Unicid
Nome: Filomena de Jesus
RGM: 15074021
Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa.
Ano/Semestre: 2018/06
Caracterização da escola
Nome da escola: E.E. Parque Viviane.
Endereço: R. Alta Sorocabana, 34 - Parque Viviane, Itaquaquecetuba – SP
Dependência administrativa: Pública.
Vinculada a diretoria de Itaquaquecetuba.
Anos e níveis observados: Ensino Fundamental 6º, 7ª e 8ª ano.
A escola tem uma infraestrutura não muito grande, com 3 andares, salas organizadas, limpas, boa ventilação, boa iluminação, lousa de tamanho médio, limpa e tradicional verde, não possui muitos equipamentos eletrônicos, estão presentes somente nas salas especializadas, como sala de informática, espaço para recreio grande, limpo e organizado.
Entre as salas auxiliares para a prática docente temos a sala de informática, biblioteca e quadra de esportes.
Introdução
Realizei meu estágio na escola E.E. Parque Viviane, foram realizadas 204 horas no total, dentre as atividades realizadas foram, em sua maioria observação das aulas realizadas pelas professoras, se mantendo atendo a dinâmica da sala de aula, recursos utilizados e qual o método pedagógico utilizado, mas também participei de reuniões de pais e alunos, ajudei na preparação de aulas e atividades.
A princípio minhas impressões sobre a escola foram boas, apesar de não ser uma escola com muitos recursos, consegue ser limpa e organizada, tem uma boa gerência, e bons professores, diretores são bem abertos para ouvir, tanto os alunos, quantos pais e professores, a linha pedagógica predominante é mesmo a tradicional, embora se tenha atividades que vez ou outra mudem essa rotina.
A realização desse estágio foi boa para minha formação, com ele consegui aprender novas estratégias de ensino, ver como funciona uma sala de aula na prática, e conhecer novos profissionais da área.
Reflexões sobre a realização do estágio de observação e participação
Realizei no estágio algumas atividades, dentre elas, a mais longa e mais importante, creio que foi a observação das aulas, pois, desta forma pude analisar o que fazer de certo e de errado, e de que forma aquilo que foi ensinado, funciona na prática, bom, destas atividades de observação, uma me chamou muita atenção, a professora queria trazer para a aula uma atividade diferente, com música, um momento de mais descontração, e infelizmente acabou não tendo muito êxito, os alunos começaram a atirar giz um no outro, não deram a devida atenção a canção, já em outra sala, a mesma atividade deu muito certo, os alunos participaram, cantaram junto e fizeram as atividades propostas, essa atividade tinha o tema de: veja essa canção: a canção escolhida foi Aquarela, de Toquinho e João e Maria de Chico Buarque. Foi trabalhada com os alunos do 6º ano. O objetivo da aula era mostrar para eles, de forma mais lúdica, o gênero textual usado na canção e trabalhava também a interpretação de texto. Depois de todos terem cantado a canção, interagido, a professora deu uma folha para cada um com um pequeno questionário e a letra da canção, o questionário perguntava sobre o que as canções guardam em comum, quais palavras eram desconhecidas por eles, e para grifarem no texto da canção as palavras finais de cada linha do texto. Depois, esses alunos deveriam trocar essas letras finais por outras letras e tentar manter a sonoridade da música, depois dos exercícios a professora explica para seus alunos porque as canções são construídas dessa forma, o porquê das estrofes e qual o gênero musical era aquele. Eu pessoalmente gostei desse exercício pelo fato de ser algo diferente da maioria das aulas, uma atividade mais lúdica, que apesar de não ter dado certo em todas as aulas, me trouxe boas lições até mesmo sobre o perfil dos alunos, entendi que, antes de propor uma determinada atividade devemos analisar o perfil dos alunos o que lhes prende mais a atenção, qual a melhor forma de mantê-los organizados e motivados, uma mesma atividade que pode dar muito errado em uma sala pode dar muito certa em outra.
...