Resenha - A Culpa é das estrelas
Por: leticia254165 • 8/6/2015 • Resenha • 668 Palavras (3 Páginas) • 399 Visualizações
Qual será sua facção?
Roth, Verônica. Divergente. 1° ed. Estados Unidos: Katherine Tegen Books, 2011
Veronica Roth é uma autora muito jovem e por isso a sua biografia ainda é relativamente curta. Nasceu no dia 19 de Agosto de 1988 em Chicago, que é a cidade onde se desenrola a história de Divergente. Veronica afirma que escreve desde a altura em se considerava velha demais para brincar ao ‘faz de conta’. Devido à sua paixão pela escrita, e também incentivada pela sua família, ingressou na Northwestern University para estudar Escrita Criativa, e foi aí que a trilogia Divergente se iniciou. Um dia ao conduzir para a Universidade estava a ouvir música e a imagem de alguém a saltar de um prédio emergiu na sua mente, surgindo a ideia por detrás dos Intrépidos (Dauntless). É então que Veronica decide começar a trabalhar no primeiro esboço de Divergente, preferindo investir o seu tempo nesta história a fazer os trabalhos acadêmicos. Em Maio de 2011, com apenas 23 anos, lança o seu primeiro livro que se tornou num êxito esmagador em mais de 15 países. Passado apenas um ano, em Maio de 2012, publica a seqüência: Insurgente, o terceiro, Convergente, foi lançado em 22 de outubro de 2013.
A história de Divergente se passa em Chicago, que agora é uma cidade povoada pelo o que restou da humanidade após uma grande guerra. Para manter a paz, foram criadas cinco facções que dividia a população em grupos: Erudição, Abnegação, Franqueza, Amizade e Audácia. A Erudição valoriza o conhecimento e a lógica, a Abnegação é dedicada a ajudar os outros, a Franqueza valoriza a verdade, a Amizade cuida da terra, são bondosos e gentis e a Audácia que valoriza a coragem, são os protetores da cidade. Beatrice é uma jovem confusa de 16 anos que esta com muitas dúvidas, pois terá que fazer um teste de aptidão para escolher uma facção definitiva, não sabe se deve permanecer em sua atual facção (Abnegação) ou se abandona sua família e escolhe outra. Fica mais confusa depois do seu teste, que apresenta dois resultados, Erudição e Audácia, seu resultado é inconclusivel e recebe a noticia que é uma Divergente. Os divergentes estão em perigo mortal, pois não são controlados, então tem que esconder esse segredo. No teste seu irmão Caleb escolhe a Erudição e ela decide ir para a Audácia. Para muitos, isso pode ter sido considerado traição a sua família, mas fizeram certo de escolher o que realmente queriam.
No complexo da Audácia conhece Four um dos instrutores que a manda escolher um nome, ela escolhe Tris. Os integrantes terão que fazer testes físicos para ver se estão realmente preparados, só os melhores poderão ficar. Os que fracassarem virará sem facção, sem tetos que terão que sobreviver por conta própria. Esforça-se ao máximo para continuar, porém não possui uma relação boa com o líder e isso a prejudica, em um dos testes é desclassificada por ter perdido uma luta, mas não desiste e por sua bravura consegue mais uma chance para continuar na facção. A líder da Erudição e o líder da Audácia querem tomar o poder da Abnegação e exterminar os Divergentes, por serem ameaça mesmo que isso signifique a morte de milhares de inocentes. Tris agora terá que escolher qual destino irá seguir.
...