Resenha: Capitães de Areia
Por: Naya Faria • 4/5/2018 • Resenha • 1.382 Palavras (6 Páginas) • 201 Visualizações
Resumo
A obra de Jorge Amado conta a história de um grupo de crianças abandonadas que vivem espalhadas pelas ruas da Bahia, denominado Capitães da Areia. Geralmente crianças órfãs ou abandonadas por seus entes queridos, que para conseguir sobreviver precisam ir para a vida do crime.
O grupo é composto por várias crianças, dentre elas se destacam João Grande, Pirulito, Volta-Seca, Boa-Vida, Sem-Pernas, Barandão, Professor, Gato, e por fim Pedro Bala, atual líder do bando, que ganhara o confronto contra Raimundo e adquirindo uma cicatriz, então assim se tornando chefe maior dos Capitães da Areia.
Eles possuem diversos conhecimentos que um homem deveria saber, tanto da vida sexual, o exemplo de Gato que se envolve com Dalva, uma prostituta, em grande parte da história, quanto da vida na cidade. Realizam diversos trabalhos ilegais, se infiltram nas casas de pessoas ricas para furtar, abordam e assaltam cidadãos pela rua, dentre outros crimes. Sofrem preconceito e são bastante temidos pela Bahia.
O bando sempre recebe apoio do Padre José Pedro e da Mãe de Santo Don’Anninha, pessoas boas que os ajudam em variadas situações difíceis. O Padre José Pedro constantemente os ensina coisas sobre religião e o catecismo, com a finalidade de convertê-los e retirá-los da vida do crime, mas muitos não se importam com as coisas que ele diz, mas o respeita por tratá-los com carinho e justiça. Somente Pirulito dá atenção ao Padre, pois quer ir para o Seminário de Teologia e seguir com a vida religiosa.
Com o tempo o grupo foi se desenvolvendo e contando com a participação de novos integrantes, como Dora e seu irmão Zé Fuinha, duas crianças que perderam seus pais com a epidemia de varíola que assombra a Bahia e matando diversas pessoas, incluindo um dos Capitães da Areia. Dora com o tempo foi ganhando a confiança do grupo com seu carisma e conquistando alguns corações como o de Pedro Bala e Professor.
Durante uma missão, Pedro Bala e Dora são capturados e levados para um reformatório e um orfanato respectivamente, onde sofrem bastante. Pedro Bala é torturado cruelmente pelas autoridades, o que era bem comum na época, mas com o tempo consegue fugir. Agora somente Dora continua detida, Bala e os Capitães da Areia a resgata com a saúde frágil, por ter adquirido uma febre maligna pelo orfanato.
Levada ao trapiche, um galpão abandonado em uma praia onde os Capitães da Areia se escondem, Dora recebe cuidados pela Mãe de Santo Don’Anninha, mas é em vão, pois sua doença já está em estado avançado. Deitada sobre a areia da praia juntamente com Pedro Bala, Dora morre após ter relações sexuais e firmar um amor com Bala.
Com a morte de Dora, o grupo perde a força e então alguns integrantes saem em busca de uma vida nova, pois já estão crescidos. Dentre eles se encontra o Professor que vira um pintor no Rio de Janeiro, Volta-Seca se torna um cangaceiro pelo sertão e mais tarde é detido, Pirulito acha a oportunidade de ser padre, João Grande vira um marinheiro, Gato foge com Dalva para Ilhéus, Sem-Pernas morre ao se deparar numa situação de risco com policiais. Por fim Pedro Bala segue como um revolucionário comunista igual a seu pai, deixando a liderança dos Capitães de Areia na mão de Barandão.
Caracterização dos Personagens
Pedro Bala: Um garoto de cabelos loiros, muito corajoso que possui um espírito de liderança, sendo assim assume o cargo de chefe dos Capitães da Areia. Destaca-se na sua personalidade o senso de justiça e esperteza, em que tem uma autoridade maior sobre os outros membros do bando, que por sua vez é bastante respeitado. Durante a trama se apaixona por Dora e a perde por adquirir uma doença, mais tarde abandona o bando para ser um revolucionário comunista.
Professor: O único garoto do trapiche que frequentou a escola por pouco tempo. Domina a leitura, por ser um de seus hobbies favoritos, conta histórias para as crianças mais novas e lê notícias sobre Lampião para Volta-Seca. É muito inteligente, por isso planeja estratégias de roubo para o grupo. Seu cargo é abaixo de Pedro Bala, e ao sair dos Capitães da Areia vira um pintor.
Dora: Uma menina de 13 anos, a única do sexo feminino dos Capitães da Areia. É muito bondosa e prestativa, além ser bastante corajosa, ganha a fama de “mãezinha” do bando. Seu jeito carismático de ser conquista o coração do Professor e Pedro Bala, o seu escolhido para viver um romance. Mas ao ser capturada, pega uma febre no orfanato em que estava detida e assim morre por não resistir a mesma.
Padre José Pedro: Um homem religioso, mas não muito inteligente, líder da Igreja Católica de sua cidade e amigo dos Capitães da Areia. Logo, ganha a confiança dos meninos do trapiche por ser bondoso e fiel a eles. Sempre os ajuda quando pode, e seu objetivo maior era libertá-los daquela vida de crime e miséria, mas com esse intuito ele se mete em grandes enrascadas com as autoridades maiores
...