Resenha "Lavoura Arcaica" - A Família, Segundo o Pai"
Por: Amanda Valente • 11/10/2016 • Resenha • 422 Palavras (2 Páginas) • 269 Visualizações
Nome: Amanda Valente Gama
Os discursos e a manutenção da família
O texto “O lavrar dos campos: a família, segundo o pai” de André Luís Rodrigues, de modo geral, analisa qual o conceito de família e o que era preciso ser feito para que os membros fossem considerados integrantes da família. Para isso, o autor observa o discurso paterno, meio pelo qual se dará a manutenção da união da família e do ciclo “a terra, o trigo, o pão, a mesa, a família (a terra)”, que representa a imagem que o pai tem da família e do mundo. Porém, antes de analisar o sermão paterno, André Luís Rodrigues analisa outros dois discursos dominantes que, assim como o do pai, também prezam pela união familiar, representam o poder e caracterizam o conceito de família. O primeiro é o de Pedro, irmão mais velho de André, apresentado pelo o autor como “aquele que já ensaia os primeiros passos para tomar o lugar do patriarca” (RODRIGUES, 2006, p.30). No discurso de Pedro serão observados uma série de atitudes semelhantes as do pai e que revelam valores também pregados por ele. Já o segundo discurso analisado será o do avô, representante de todas as gerações e transmissor da tradição familiar, e seu maktub, palavra utilizada por ele que quer dizer “está escrito” e será utilizado como uma forma de fazer com que os filhos se submetam aos pais sem questionar.
Ao analisar os discursos, o autor avalia alguns recursos utilizados, compara os três discursos e expõe algumas fontes mais importantes que compõem, sobretudo, o sermão paterno, como, por exemplo, a presença bíblica e do Alcorão. Além disso, o discurso do pai não se encerra com o sermão, pois, em seguida, o mesmo também fará uso da história do faminto, uma parábola que tem como objetivo a moralidade e é mais longa e mais detalhada que as parábolas bíblicas. Por último, o autor analisa a que tipo de discurso remete as duas palavras que compõem o título do romance: “lavoura” e “arcaica”.
“O lavrar dos campos: a família, segundo o pai” é um texto excelente e bastante enriquecedor para os admiradores e pesquisadores de “Lavoura Arcaica”, uma vez que o texto faz uma análise minuciosa dos discursos dominantes presentes no romance e expõe quais os valores são aprovados pela família e quais são rejeitados.
RODRIGUES, André Luís. O lavrar dos campos: a família, segundo o pai. In:____. Ritos da paixão em Lavoura arcaica. São Paulo: Edusp, 2006. P. 25-56
...