Resenha Livro Millenium
Por: Maria Luiza Lino Ferreira • 20/3/2017 • Resenha • 755 Palavras (4 Páginas) • 358 Visualizações
Unigran Capital
Maria Luiza de Lino Ferreira
RGM: 141.005
Biomedicina-1ºSemestre
Linguagem e Argumentação
Maysa Brum
Campo Grande, 07/06/2015
- A menina que brincava com fogo
- Stieg Larsson
- Nascido em 1954, em Skelleftehann, Stieg Larsson foi um dos mais influentes jornalistas e ativistas políticos suecos. Trabalhou na destacada agência de notícias TT. À frente da revista Expo, fundada por ele, denunciou organizações neofacistas e racistas. É co-autor de Extremhogern, livro sobre a extrema direita em seu país. Por causa de sua atuação na luta pelos direitos humanos, recebeu várias ameaças de morte. Em 2004, aos cinquenta anos, pouco após entregar aos seus editores a trilogia Millenium, morreu vítima de um ataque cardíaco.
- Os homens que não amavam as mulheres e A menina do castelo de ar.
- “Não existem inocentes. Só existem diferentes graus de responsabilidade. ”
- A maior parte da trama é na época atual, em alguns trechos volta para os anos de 1970, 1980.
- Suécia.
- Lisbeth Salander (protagonista: Magra, 1,50, estilo punk com piercings e tatuagens, 26 anos, hacker).
Mikael Blomkvist (Protagonista: Aperência atraente, por volta dos 45 anos, chefe da editora Millenium).
Alexander Zalachenko (antagonista: pai de Lisbeth, chefe de uma organização de tráfico de mulheres, 75 anos, manco).
Mia Bergman (Personagem secundária: Por volta dos 35 anos, bonita, casada com Dag Svenson, uma das vítimas, criminologista).
Dag Svensson (Personagem secundário: Por volta dos 35 anos, casado com Mia Bergman, jornalista, pretendia publicar um livro sobre o comércio do sexo, uma das vítimas).
Nills Burjman (Personagem secundário: 40 anos, gordo, tutor de Lisbeth, também a estuprou e trabalhava para Zalachenko, uma das vítimas).
Jans Bublanki (Personagem secundário: Inspetor/investigador, responsável pela investigação no caso do triplo assassinato).
- Narrador observador
- O segundo livro da trilogia dá ênfase na história da personagem Lisbeth.
Lisbeth Salander após a solucionar o caso Wernestron junto ao Mikael Blomkvist, resolve sumir da suécia e fazer uma viagem pelo mundo. Enquanto isso, seu então tutor/estuprador está tentando de toda maneira acabar com a vida dela, juntou tanta raiva pela moça que ele próprio abusou, que começou a buscar o passado dela para arranjar um jeito de matá-la. Em contrapartida, Mikael Blomkvist está quase publicando outro livro polémico. Mas não, não é de sua autoria, e sim de Dag Svensson. Seu livro consiste na denúncia de prostituição de meninas menores de idade, raptadas de suas cidades e vendidas como escravas. Junto com sua namorada, Mia Bergman, eles querem jogar tudo isso no ventilador e processar policiais, promotores, juízes, jornalistas e etc que estão envolvidos nisso.
...