TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de Livro: Alquimistas e Químicos

Por:   •  17/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 3

ALQUIMISTAS E QUÍMICOS o passado, o presente e o futuro

O livro, intitulado, alquimistas e químicos o passado, o presente e o futuro, de José Atílio Vanin, trata-se de uma contextualização geral da química, abordando, de forma seleta, feitos em nome desta ciência durante a história da humanidade e sua presença nas revoluções, além de apontar fatos e objetos presentes no dia a dia que, por ela, podem ser explicados.

O autor inicia o livro com uma breve definição do que é química, para dedicar os dois primeiros capítulos a uma contextualização histórica da mesma, registrando importantes passagens, como as primeiras tentativas do homem de compreender eventos desconhecidos, como o fogo. O nascimento da alquimia, ainda sem uma base cientifica, mas com grandes ambições, que, apesar de não alcançadas, deixaram grandes avanços para diferente áreas, como a iatroquímica, precursora da química medicinal e das vidrarias, além dos métodos desenvolvidos neste período. Os importantes trabalhos do século XIX, dos quais o autor destaca químicos como Liebig, Mendeleiev, Kekulé e Pasteur, e ainda o desenvolvimento dos primeiros modelos atômicos e da química nuclear no século XX.

Os capítulos 3 e 4 dedicam-se, respectivamente, à vida e obra de Lavoisier e Pasteur. Dentre seus feitos, Lavoisier, pioneiro da nomenclatura química, foi um dos primeiros a estudar a conservação da matéria, apontando que as reações químicas ocorriam sem haver perda de massa. Foi, também ele, responsável por falsificar a teoria do flogistico além do estudo de inúmeros ácidos. Pasteur, por sua vez, considerado pai da química, realizou importantes descobertas no ramo da estereoquímica estudando simetria e polarização das moléculas além do combate a microrganismos nocivos e do desenvolvimento de processos industriais, como a pasteurização.

Esta contextualização permite localizar o leitor frente à vasta história da química de modo excepcional, pois apresenta uma linha do tempo sucinta, permitindo uma boa compreensão sem a necessidade de uma leitura maçante, ideal para alunos de ensino médio ou pessoas não ligadas à química.

A partir do próximo capitulo, os autores focam na química do cotidiano. O capitulo 5 traz uma visão química sobre os materiais usados no dia-a-dia, mostrando ao leitor que esta ciência está presente a todo o momento em sua vivência, tais como: o cimento, material de muita utilidade em construções; o vidro, que pode ser empregado em diversos objetos pessoais; as tintas, que dão cores aos ambientes; os sabões e detergentes, que têm o poder de emulsificação entre outros.

Vale a pena aqui expor que esta temática abordada tem uma grande importância pois o mesmo tem caráter de Texto de Divulgação Cientifica (TDC). Este, por sua vez, tem o objetivo de expor os conhecimentos científicos através da linguagem facilitada, deixando o texto mais compreensivo e intuitivo.

O capitulo 6 faz uma grande linha do tempo no desenvolvimento de plásticos e fibras sintéticas para então citar os principais tipos desses materiais além de abordar as suas relevantes funções.

Já o capitulo adiante tem como principal tema a Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS), mostrando a importância de determinados materiais e seus impactos na sociedade que se inclui. Um exemplo bastante interessante, citado no texto, é “A Química É Boa ou Má?” deixando bem claro que a química vem para ajudar o homem a interagir e se adaptar ao meio ambiente, ao mesmo tempo o texto indica que a química também pode ser usada para o mal, ou seja, a química provêm do ser humano e o ser humano é subjetivo significando assim que a química não é neutra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (72.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com