RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO INTITULADO “EDUCAÇÃO POPULAR E ENSINO SUPERIOR EM PAULO FREIRE”, DE AUTORIA CELSO DE RUI BEISIEGEL
Por: Beatriz Andrade • 19/5/2021 • Resenha • 375 Palavras (2 Páginas) • 340 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PÓS GRADUAÇÃO EM
FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA NEONATAL E PEDIATRÍCA
Resenha Crítica de Artigo
BEATRIZ ANDRADE DE JESUS
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
SALVADOR
2021
RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO INTITULADO “EDUCAÇÃO POPULAR E ENSINO SUPERIOR EM PAULO FREIRE”, DE AUTORIA CELSO DE RUI BEISIEGEL
O objetivo do artigo é mostrar como os menos favorecidos passam pelo processo da educação, ou seja, como eles passam desde a alfabetização até o ensino superior.
O artigo analisa um apanhado de contribuições de Freire, tanto com suas obras, como também com seu método direcionado para classe menos favorecidas.
Ao iniciar sua prática em 1940 era notável como a educação não chegava de forma fidedigna as maiorias subalternas, tratava-se de uma educação exclusivista. O acesso ao ensino não era facilitado.
O foco era a eliminação do analfabetismo e nisso foram implantadas campanhas e mudanças na educação infantil, mas a falta de verba embargava o inicio da campanha nacional de educação, mesmo com essa demanda a campanha foi porta de entrada para outras iniciativas. Foi-se pensando em uma educação que atendesse a demanda das idades, que não repetisse o ensino infantil, agora com foco em adultos.Com um contexto que englobasse a realidade dos alvos.
Essas iniciativas entregaria na mão do individuo o poder de gerir sua própria educação, de forma integralizada e participativa, instruindo-o do seu dever como receptor de ideias e também de um voto mais participativo e consciente, mas sem tirar da entidade sua responsabilidade com o povo.
Paulo Freire buscava explanar que os oprimidos não poderiam se calar diante de opressão.
Referências:
BEISIEGEL, Celso de Rui. Educação popular e ensino superior em Paulo Freire. São Paulo, 2018
...