Resenha do livro: Todos contra todos( Leandro Karnal 2017)
Por: Flávia Cerqueira • 22/10/2018 • Trabalho acadêmico • 392 Palavras (2 Páginas) • 695 Visualizações
Resenha do livro: Todos contra todos( Leandro Karnal 2017)
Discente: Flávia Cristina Cerqueira dos Santos
Planejamento da resenha
- Apanhado geral sobre a realidade brasileira em tempos de mudanças políticas e sociais
- Falar sobre o autor, explicitando sua forma de expor os diversos temas, com exemplos de outras obras
- O livro em si; abordagem sistemática de pontos centrais da obra e seus pontos chave.
- Considerações finais ( visão geral, informações adicionais e opinião sobre o livro).
Flávia Cristina
Telhado de vidro
O historiador Leandro Karnal, autor coautor e organizador de diversos livros como “História da cidadania”, “Conversas com um jovem professor” entre outros, costuma trazer humor em suas obras para tratar temas pertinentes à sociedade, a fim de trazer de volta, por meio da história, debates sobre questões atuais. Em sua última obra “ Todos contra todos: nossos ódio de cada dia” traz humor e um toque irônico no sentido de provocar o leitor a refletir sobre as problemáticas sociais brasileiras. Para seu título, Thomas Hobbes serviu de inspiração, que defendia a violência como eixo definidor das ações humanas.
Lançado no ano de 2017, o livro Todos contra todos vem com uma proposta de escancarar polêmicas de temas considerados tabus pela sociedade. Em meio a escândalos políticos, impeachments, polarização política e disseminação de ódio às minorias, Karnal traz consigo abordagens históricas para tais questões. Em tempos de violência, preconceitos e intolerâncias, este mostra em seu livro a realidade tupiniquim mascarada e que rotineiramente costumamos fugir.
O livro gira em torno de comprovar afirmativas que o autor propõe a cerca de temas sociais, como por exemplo, “o nazismo funciona do mesmo modo que a escravidão: uma parte se aproveita de um sistema, uma maioria é conivente e uma minoria constitui o grupo da resistência”, onde se refere ao racismo. Ao decorrer da leitura, violência no trânsito, violência contra a mulher, posicionamento político e o esconderijo que a internet se tornou para descarregar discursos de ódio mascarados de liberdade de expressão, são abordados da mesma forma, mantendo a história como base para a quebra desse paradigma de uma total benevolência brasileira.
Com uma leitura leve e cheia de críticas sarcásticas, Leandro Karnal nos faz refletir sobre o que realmente somos e como encaramos os desafios que a sociedade nos impõe, vivendo num país de telhado de vidro com ódios e preconceitos enraizados culturalmente.
...