TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução Francesa Resenha

Ensaios: Revolução Francesa Resenha. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/1/2015  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRÍTICA

“Revolução Francesa e Movimento Romântico: 1780 a 1850”.

O período romântico, que ocorreu entre 1780 e 1850, surgiu no meio de uma grande era de revolução. A primeira onda de romantismo, uma escola de pensamento que caracterizou o período, foi fortemente influenciado pelo espirito da revolução e pelo ideal de “liberdade, igualdade e fraternidade”.

Embora a ideia da Revolução Francesa tenha influenciado o início do movimento Romântico, a sua realidade pôs os Românticos contra o regime. Conflitos entre facções políticas e as falhas do governo revolucionário causaram um período de excessiva violência conhecido como "o terror", no qual a justiça inflexível de Robespierre oprimiu e executou em massa suspeitos de serem "inimigos do povo". Muitas pessoas foram mortas, e muitos camponeses sofreram falsas acusações sobre suas próprias ideias, moral e opiniões. Após a queda de Robespierre, em 1794, o estado de guerra entre as facções não melhorou, e resultou em uma nova rebelião que permitiu a ascensão do ex-general revolucionário Napoleão Bonaparte a chefe de Estado, em 1799. Suas excursões militares fora da França continuaram e a expansão da França resultou em tentativas de assimilar e esmagar culturas existentes.

Os Românticos do período revolucionário imputaram a origem de todas as ideias que eles não gostavam ao pensamento iluminista, o qual colocou a razão como o fator comum unindo a humanidade, promovendo a lógica e a ciência sobre o religioso e místico. Nenhum dos movimentos respeitou seus antecessores: os partidários do Iluminismo denunciaram a sociedade baseada na Igreja, da mesma forma como os Românticos denunciariam a sua sociedade baseada na razão. A perseguição aos religiosos e a promoção da razão no regime de terror de Robespierre relembraram a revolução. O Romantismo floresceu verdadeiramente quando teve um inimigo a enfrentar.

Enquanto que os pré-Românticos anteriores à Revolução Francesa apoiaram as ideias de mudança política e social, os Românticos dos anos revolucionários formaram uma linha dura contra a onda democrática que levou ao imperialismo francês. Ao invés de focar nos aspectos comuns do homem, os Românticos celebravam a diversidade do indivíduo e um retorno ao natural e místico. Em princípio uma tentativa de escapar da crueldade da realidade, o foco na natureza e no espírito do homem tornou-se uma forma não-prática para descrever e pensar sobre as questões sociais, econômicas e políticas. A ideia de uma verdade fora da razão e dos sentidos físicos de um espírito humano foi a base de apoio do nacionalismo, ou o espírito cultural coletivo. Os Românticos colocavam o valor no espírito individual de uma nação, expresso através da língua e da cultura, ao invés da imposição de costumes por uma entidade estrangeira, como faziam os franceses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com