Semântica
Por: orodrigotrindade • 2/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.611 Palavras (15 Páginas) • 147 Visualizações
SUMÁRIO..................................................................................................Páginas
Introdução..............................................................................................................3
Capítulo I: A infância de Paulo Freire................................................................4
I-I Vida em família.............................................................................................4
I-II Transição para a juventude.......................................................................4, 5
Capítulo II: Início da carreira de Paulo Freire no Brasil...................................6
II-I Convite para lecionar: da alfabetização infantil ao ensino a adultos...........6
II-II Cargos governamentais selam o sucesso de Freire.................................6, 7
Capítulo III: Nuvens negras no Brasil: O Militarismo e suas mazelas.............8
III-I O contexto histórico do Regime Militar.....................................................8
III-II O exílio de Paulo Freire.........................................................................8, 9
Capítulo IV: Paulo Freire volta ao Brasil...........................................................10
IV-I O retorno triunfal de Paulo Freire acontece em 1980...............................10
IV-II Readmissão aos cargos públicos e à vida acadêmica.........................10, 11
IV-III Instituto Paulo Freire: o legado...............................................................11
Capítulo V: O método pedagógico desenvolvido por Paulo Freire...................12
V-I Método Paulo Freire: alfabetização pela conscientização.....................12, 13
V-II Principais obras do educador Paulo Freire...........................................13, 14
Anexo I: Imagens de algumas obras de Paulo Freire.........................................15
Anexo II: O ilustre educador Paulo Freire..........................................................16
Bibliografia.............................................................................................................17
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é abordar a vida e a obra de Paulo Freire, considerado um dos mais célebres educadores brasileiros. Nascido em Recife em 1921, numa família de classe média, Freire se formou, inicialmente, em Direito, mas preferiu não seguir a carreira. Quis direcionar todos os seus conhecimentos para o ensino.
Sensível e observador, Freire obteve, através de sua vivência com alunos de todas as classes sociais, um panorama cultural. Observou, também, o quanto alguns métodos de ensino, incluíndo algumas instituições, eram extremamente elitistas. A partir daí, começou a difundir suas ideias pedagógicas, baseadas em um ensino significativo, inclusivo, e que abordasse o mundo de uma forma mais crítica, diferentemente do que havia presenciado: um ensino mecânico e nada significativo para a vida do aluno.
Ao longo desta pesquisa, veremos que Paulo Freire contribuiu bastante para o que chamamos hoje de pedagogia. Mesmo com os problemas enfrentados, até mesmo de cunho político, sendo exilado do país, inclusive, o estudioso continuou sua jornada rumo a uma educação melhor, inclusiva e que despertasse nos educandos a criticidade, o poder de investigar, questionar, provar, sentir, e para se possível, melhorar a realidade em volta de cada um deles.
CAPÍTULO I:
A INFÂNCIA DE PAULO FREIRE
I-I Vida em família
Nascia em Recife, na tarde do dia 19 de setembro de 1921, Paulo Reglus Neves Freire, o menino visionário que mais tarde seria conhecido internacionalmente como o educador Paulo Freire.
Filho de Joaquim Temístocles Freire, capitão da Polícia Militar de Pernambuco e de Edeltrudes Neves Freire, Dona Tudinha, que era do lar, Freire teve uma irmã, Stela, e dois irmãos, Armando e Temístocles. Stela era professora da rede estadual. Armando era funcionário público municipal, mesmo não tendo concluído seus estudos. Temístocles já havia concluído os estudos e estava preste a entrar para o serviço militar.
Freire e sua família eram de classe média, mas uma crise econômica mudou, ainda na sua infância, o quadro, fazendo o menino conhecer, bem de perto, a pobreza e a fome, experiência que o levaria a se preocupar e, de certa forma, lutar pelas classes menos favorecidas.
O quintal da casa, na Estrada do Encanamento, 724, no bairro Casa Amarela, no Recife (PE), foi o espaço de alfabetização de Paulo Freire. Ali, aprendeu a ler e também a escrever, utilizando os gravetos que encontrava pelo chão. A família de Freire era católica. Todos eram bastante atenciosos, uns com os outros. Um fato bastante curioso é que o garoto aprendeu a ler e a escrever naquele espaço bastante simples, através de sua mãe.
Alfabetizado, Freire aos 6 anos de idade começou a frequentar sua primeira escola. A instituição era particular e tinha boas referências naquela época. Já com o conhecimento prévio então passado pela sua mãe, o garoto surpreendia os professores com sua sagacidade e inteligência. Outro aspecto muito importante de sua personalidade era a vontade de aprender: algo o motivava bastante a seguir nos estudos.
I-II Transição para a juventude e fase adulta
Nem tudo eram flores na vida de Paulo Freire. Aos 13 anos de idade, já com maturidade, pensamentos inovadores e muita vontade de explorar o mundo, o adolescente viu a situação econômica de sua família piorar com a morte de seu pai. Mesmo assim, levou adiante seus ideais: ainda na adolescência começou a desenvolver um grande interesse pela língua portuguesa. Logo após terminar seus estudos, começou a cursar Direito na Faculdade de Direito do Recife.
...