TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sintaxe ATPS ANHANGUERA

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 2

As mudanças qualitativas para o processo de ensino-aprendizagem indica um conjunto de maneiras e atitudes em como pesquisar, analisar, argumentar, cooperar com o aluno para que ele possa praticar tais situações apreendidas no seu contexto social, incluindo atos de cidadania e continuidade dos seus estudos.

Analisamos a linguagem por si, como uma capacidade e necessidade do ser humano que variam de acordo com as experiências da vida em sociedade.  Sendo uma herança social, a principal razão de qualquer ato da linguagem é a produção de sentido, é nesse foco em que o professor de língua portuguesa deverá trabalhar com seus alunos, tendo a língua materna como ênfase, objetivando a gramática na construção de sentido no cotidiano do aluno.

Os estudos gramaticais nas escolas concentram-se no entendimento da nomenclatura gramatical. Os alunos aprendem a nomenclatura e definição, porém quando chegam em um texto e necessitam fazer uma análise mais profunda não conseguem compreender.

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais  temos várias habilidades e competências que o profissional de língua portuguesa deverá trabalhar com os seus alunos dentre eles citaremos este: “Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.” Podemos dizer que nesta competência o profissional terá que desenvolver capacidades de interpretação em diversas situações do cotidiano em que o aluno está inserido.

No Currículo do Estado de São Paulo, temos vários conteúdos que estão de acordo com as propostas dos PCN’s, porém o professor deverá adaptar de acordo com a realidade do aluno. Sendo assim é necessário fundamentos para o ensino da língua portuguesa com um conjunto de regras que nos permitem produzir frases para chegar ao enunciado, possuindo regras que permitem a comunicação, os conteúdos são organizados em quatro campos de estudo que se entrelaçam por esse motivo o mesmo conteúdo pode aparecer em outros bimestres.

Esse campos tratam fenômenos lingüísticos nas dimensões discursiva, semântica  e gramatical. Esses campos são: Linguagem e sociedade, leitura e expressão escrita, funcionamento da língua, produção e compreensão oral.

Desta maneira, muitas vezes opta-se por inter-relacionar campos de estudos em certas abordagens.

Enfim, podemos dizer que o aluno chega na escola letrado, porém é neste espaço em que ele desenvolverá as capacidades de alfabetização. Cabe ao professor de língua portuguesa analisar os conteúdos que o aluno já sabe e aprofundar os seus conhecimento sobre a língua, isso inclui os conhecimentos da norma padrão da língua e a gramática, as noções de coerência e coesão, para que o aluno possa utilizar esses conhecimentos na sua comunicação usual. Em suma, os profissionais da educação precisam reformular a sua forma de mediar o processo de ensino-aprendizagem, pois é necessário adaptar todos esses conhecimentos gramaticais com a realidade com que o nosso aluno de hoje chega na escola. Com a utilização de textos podemos mediar todos esses conhecimentos específicos para que no aprofundamento o aluno possa compreender e não apenas ficar com aquelas definições separadas do contexto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com