Sintaxe gramática descritiva
Por: 19417120 • 25/8/2016 • Trabalho acadêmico • 344 Palavras (2 Páginas) • 1.778 Visualizações
A sintaxe Normativa Tradicional segundo Azevedo é aquela que prescreve a forma correta de emprego de uma língua, ou seja, admite apenas uma forma correta para a realização da língua, tratando as variações como erros gramaticais. Em outras palavras, a sintaxe Normativa Tradicional, diz respeito ao conteúdo a ser aprendido nas escolas básica e média, como requisito para o domínio e emprego das formas corretas da linguagem falada e escrita, um perfil totalmente pedagógico. Deste modo, a sintaxe Normativa Tradicional estuda as regras para a construção do pensamento correto, que Azevedo deu o nome de Lógica.
A Sintaxe Descritiva segundo Perini, não é uma teoria, nem um modelo de análise, e nem mesmo movimento coerente de pesquisadores que aceitam pressupostos comuns, é uma posição metodológica, válida em princípio para qualquer linguista trabalhando dentro de qualquer dos modelos teóricos do momento.
O autor coloca que, em vez de recomendar o que se deve ou não se dizer, registra como se fala realmente, descrevendo e sistematizando os acontecimentos da língua, ou seja, a gramática descritiva preocupa-se com os fatos da língua, objetivando investigá-los como tais, sem estabelecer regras do que é certo e o que é errado.
Para Perini, o foco de estudo da gramática descritiva, é estudar a língua como ela é, ou seja, estuda-se e descreve-se a língua falada informal, e não a variedade escrita ou padrão. Portanto, o que essa gramática procura explicar é a relação que existe entre as formas sintática da língua e os significados que elas veiculam. Por exemplo, como é que um falante consegue transmitir a ideia de que uma criatura praticou a ação de machucar a outra – O cachorro machucou a menina.
Para entender essa estrutura, a gramática descritiva utiliza como linha de investigação o estudo da estrutura sintático-semântico das línguas naturais, dando preferência a estudos de grande amplitude, ou seja, em geral, se foge à definição de pontos muito locais, para abordar temas abrangentes como a valência dos verbos, a classificação das palavras, a estrutura interna da oração e do sintagma nominal e a assim por diante.
...