Tecnologias Na Educação
Exames: Tecnologias Na Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pientka • 31/10/2013 • 419 Palavras (2 Páginas) • 278 Visualizações
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
ETAPA 1
A filosofia é o estudo dos problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e a linguagem, filosofia é uma palavra grega que significa “amor a sabedoria”. A filosofia é intrínseca à condição humana, não é um conhecimento, mas uma atitude natural do homem em relação ao universo e seu próprio ser.
A filosofia foca questões da existência humana, mas diferentemente da religião, não é baseada na revelação divina ou na fé e sim na razão. Desta forma, a filosofia pode ser definida como a análise racional do significado da existência humana, individual e coletivamente, com base na compreensão do ser. Apesar de algumas semelhanças com a ciência, muitas das perguntas da filosofia não podem ser respondidas pelo empirismo experimental.
A filosofia é uma disciplina especulativa, que lida com problemas que ninguém sabe resolver. Esta realidade não é apenas difícil de aceitar porque as instituições de ensino estão, sobretudo vocacionadas para transmitir o conhecimento já feito aos estudantes. A primeira coisa óbvia sobre o problema de seu ensino é que se a filosofia é um conjunto de problemas, teorias e argumentos, ensinar filosofia é ensinar problemas, teorias e argumentos. Em ética, por exemplo, ensinamos o estudante a compreender o problema da fundamentação da moral, as teorias éticas consequencialistas, deontológicas, contratualistas e das virtudes, e os respectivos argumentos que as sustentam.
O estudante tem de compreender os problemas, teorias e argumentos da filosofia, tal como surgem ao longo da história da disciplina, mas tem também de saber discutir por si os problemas, teorias e argumentos da filosofia, ou seja, tem de saber filosofar. Ai vem a seguinte questão: Como se ensina isso? Praticando. O estudante tem de ser estimulado e ajudado a pensar por si nos problemas, teorias e argumentos da filosofia e ajudado fornecendo-lhe instrumentos filosóficos.
Sem instrumentos filosóficos adequados, o estudante fica reduzido à mera erudição histórica ou a opinião do senso comum – dois extremos que resultam da mesma deficiência no ensino da filosofia. Contudo não basta que o estudante domine os instrumentos críticos da filosofia, é preciso que tenha a informação teórica relevante. Aprender por ostensão, a construir teorias e apresentar críticas.
Vivemos em um mundo pragmático, voltado para as coisas práticas, para a eficácia e as soluções imediatistas. Por isso, com suas indagações intermináveis, nem sempre se compreende por que a filosofia é importante. Contudo, ela é necessária. E, se desejamos desenvolver nossa humanidade e a das novas gerações, pela educação, ela é um tipo de reflexão inevitável.
...