Teoria Da Comunicação
Artigos Científicos: Teoria Da Comunicação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thalesms • 23/10/2013 • 1.287 Palavras (6 Páginas) • 291 Visualizações
Hobsbawm, Tatlin e o construtivismo russo.
Eric Hobsbawm foi um historiador marxista, isto é, ele estudou a abordagem metodológica do estudo a sociedade a economia e a história.
Um de seus grandes interesses era o desenvolvimento de tradições. Autor de A Era das Revoluções, A Era do Capital, A Era dos Impérios e a A Era dos Extremos, em que tece uma "breve história" do século XX, questiona assimilações como a superioridade cultural do Ocidente, por vezes invólucro de uma arrogância histórica que hoje mal disfarça a incapacidade de entender, afinal de contas, o que vem a ser uma sociedade tribal ou um califado. Por outro lado, acha que a intensificação dos fluxos migratórios, levando incessantemente gente jovem de um canto a outro do planeta, embora gere muita xenofobia, gera também uma visão mais disseminada da diversidade do mundo.
A obra analisada é uma obra de Vladimir Tatlin, que foi Pintor e escultor russo, Vladimir Tatlin nasceu em 1885, em Karkhov, na Rússia. Estudou pintura neste país e começou a carreira produzindo quadros em estilo figurativo.
Em 1913 viaja para Paris, onde é influenciado pelas construções tridimensionais de Picasso, em papel, madeira e outros materiais. Quando volta para a Rússia produz algumas esculturas abstratas utilizando materiais industriais, como o vidro, o metal e a madeira. Em 1919 apresenta um projeto para uma torre, que seria um Monumento à Terceira Internacional.
Este monumento pretendia representar os novos tempos e a dinâmica social, tentando integrar arte e técnica. Esta metáfora da sociedade maquinista relaciona-se com um tema que estava presente também nos outros movimentos de vanguarda
A torre teria 400 metros de altura e seria construída a partir de uma estrutura metálica formando três espirais encerrando três volumes de vidro que continham os espaços de conferência.
É a partir destas obras que Tatlin funda o construtivismo uma obra que foi fundamental para retratar o construtivismo russo que foi um movimento estético-político iniciado na Rússia a partir de 1919, como parte do contexto dos movimentos de vanguarda no país de forte influência na arquitetura e na arte ocidental. Ele negava uma "arte pura" e procurava abolir a ideia de que a arte é um elemento especial da criação humana, separada do mundo cotidiano. A arte, inspirada pelas novas conquistas do novo Estado operário, deveria se inspirar nas novas perspectivas abertas pela maquina e pela industrialização servindo a objetivos sociais e a construção de um mundo socialista, que negava uma ''arte pura'' e procurava abolir a ideia de que a arte é um elemento especial da criação humana, separada do mundo cotidiano. Baseado em Hobsbawm, percebemos que a obra tenta anteceder sua época, impedindo que os políticos tivessem uma ideia de que aquilo não era correto, ajudando assim no construtivismo.
O autor argumentou varias vezes dizendo que as tradições são inventadas por elites nacionais para justificar a existência
e a importância de suas respectivas nações. O Monumento à Terceira Internacional que nunca chegou a ser construído, mas sua importância foi essencial para o construtivismo como Eric Hobsbawm já falou em seus vários livros sobre a revolução, o filosofo e o pintor tem muito em comum os dois tentaram revoluciona e os dois conseguiram, pelo menos mudar a mente de muitas pessoas, mas das qualidades mais notáveis do autor era o seu jeito de escrever ''na base da confiança'' ele nunca usava nenhum referencia bibliográfica ele é o grande renovador da historia social, Vladimir Tatlin e Eric Hobsbawn, ambos viveram e sofreram da revolução soviética, e os dois usaram essa experiencia, para tentar mudar, as coisas que eles não achavam certo.
Bauman, Foucault e a subjetividade das relações
O pensamento fundamental de Zygmunt Bauman é que os princípios universais que norteavam a conduta humana e apontavam o que seria certo ou o errado desmoronaram, o que antigamente era considerado maléfico tornou-se coisa comum e na sociedade em que impera as incertezas o falso e o verdadeiro parece possuir a mesma natureza.
Estabelecida essa premissa, explica Zygmunt Bauman, em seu livro amor líquido que não sabemos mais manter relacionamentos á longo prazo, ou seja, o que caracteriza os tempos atuais são a ausência de certezas e a carência de durabilidade nos relacionamentos.
Perante essas tendências comportamentais, que se caracteriza pela fluidez dos relacionamentos, infelizmente é um fato evidente que adolescentes, jovens, e adultos se deixem levar por esse movimento. Isso acontece porque as pessoas sabem que os relacionamentos também são investimentos e tal qual um investimento, exige tempo, cuidado
...