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Teoria Literária

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Por:   •  25/8/2014  •  2.729 Palavras (11 Páginas)  •  373 Visualizações

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Teoria Literária

INTRODUÇÃO

Segundo a Escritora Laura da Silveira Paula, o pensamento subjetivo é fundamental para o exercício pleno de compreensão e análises literárias. Por isso este trabalho traz um conteúdo não aprofundado e sim para mostrar uma maneira de formar e ainda apresentar algumas das formas de análises disponíveis, levando o “leitor” do mesmo a uma linha de raciocínio objetiva.

Para uma compreensão maior, também é preciso voltar a nossa atenção para o passado, assim estaremos relembrando os pilares de toda literatura que existe nos dias de hoje.

Passaremos por alguns gêneros literários e também mostraremos alguns nomes e obras de grandes autores.

ALGUMAS FORMAS LÍRICAS/GÊNEROS LITERÁRIO

Mostraremos abaixo dois textos para exemplificar o que é Linguagem transparente, opaca e também qual deles têm o compromisso com a realidade factível ou verdade literária.

Texto 1: HOMEM MORRE AFOGADO EM LAGOA.

Um homem de 29 anos morreu ontem afogado numa lagoa de uma pedreira

desactivada, em Santa Maria da Feira. O corpo apareceu a cerca de 13 metros

de profundidade depois de 20 minutos de buscas da equipa de mergulhadores

dos Bombeiros Voluntários de Espinho. Orlando Pacheco, residente no Lugar

da Mourisca, em S. João da Madeira, mergulhou nas águas profundas da

Pedreira da Albarrada, em S. João de Ver cerca das 18h00, mas já não voltou,

contou ao CM Abílio Ferreira, o único amigo que aceitou falar. Alguns amigos

ainda se terão lançado à água, na tentativa de o resgatar, mas sem qualquer

resultado, dada a dimensão da lagoa, que tem mais de 100 metros de

comprimento e 30 de largura. Orlando Pacheco viria a ser resgatado pelos

mergulhadores cerca das 19h15, já sem vida. De acordo com os populares,

antes de ir para a lagoa da pedreira, o grupo de amigos ainda terá passado

num café das proximidades para comprar cerveja, pelo que não é de excluir

que a morte tenha sido provocada por uma congestão. A pedreira está

desactivada há cerca de 15 anos e, desde então, já se registaram três acidentes

mortais, por afogamento. Apesar dos avisos a proibir os banhos, esta pedreira

é muito procurada, sobretudo nas tardes de calor, para fazer jet-ski. “Tem um

vigilante, mas não adianta nada, porque eles entram por aí dentro e ainda o

ameaçam”, explicou ao CM António Cunha, que mora nas imediações da

pedreira. (Correio da Manhã. Portugal, 2006).

Texto 2: ESTRELA DA VIDA

João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia

num barracão sem número

Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro

Bebeu

Cantou

Dançou

Depois se atirou na Lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.

De acordo com os textos mencionados, o texto 1 coincide mais com a linguagem transparente e com a realidade factível, pois nele está registrado fatos do acontecido, como o espaço de tempo, local e etc. Pois trata-se de uma notícia publicada em um jornal; nas notícias costuma ser usado uma linguagem mais direta, com riqueza de detalhes, ao lê-la podemos facilmente ter uma imagem mental dos fatos, e também a certeza de que realmente aconteceu.

O texto 2, está mais voltado para a linguagem opaca e para a verdade literária, uma vez que se trata de um poema, pode ser um relato, mais com uma linguagem mais contida, que não nos mostra exatamente se aconteceu, deixa um espaço para que seja perguntado “SERÁ?”, aconteceu de fato o que foi apenas inventado? Não dá para ter certeza se é um FATO ou um CONTO.

Um outro exemplo de análise Literária é o Poema NUDA PULLA, que é demonstrado em forma de Soneto Petrarquiano (Soneto Petrarquiano é composto por dois quartetos e dois tercetos, sendo assim, quatro estrofes), assim os dois primeiros devem conter quatro versos e as dois últimos três, totalizando catorze versos. O primeiro quarteto do soneto está escrito na forma de Rimas entrelaçadas (o primeiro verso rima com o quarto e o segundo rima com o terceiro).

Já o segundo quarteto foi escrito na forma de Rimas alternadas (o primeiro verso rima com o terceiro e o segundo rima com o quarto). Os dois tercetos, mostra o uso de rimas emparelhadas iniciais. Este Soneto faz uso de versos decassilábicos.

O QUE É HYBRIS?

Hybris é um termo grego que significa o desafio, o crime do excesso e do ultraje. Traduzido como comportamento de provocação aos deuses e à ordem estabelecida. 

A hybris revela um sentimento de arrogância, de soberba e de orgulho, que leva os heróis da tragédia  a submissão, da pólis (cidade), da família ou da natureza.

O conflito que nasce da hybris desenvolve-se através da peripécia (súbita alteração dos acontecimentos que modifica a ação e conduz ao desfecho), do reconhecimento (agnórise) imprevisto que provoca a catástrofe. O desencadear da ação dá-nos conta do sofrimento (páthos) que se intensifica (clímax) e conduz ao desenlace. O sofrimento age sobre os espectadores, através dos sentimentos de terror e de piedade, para purificar as paixões (catarse). 

Na obra Felizmente Há Luar!, de Sttau Monteiro, a defesa da liberdade e da justiça, atitude de rebeldia,constitui a hybris (desafio) desta tragédia. Como consequência, a prisão dos conspiradores provocará sofrimento (pathos) das personagens e despertará a compaixão do espectador.

O crescendo trágico, representado pelas diversas tentativas desesperadas para obter o perdão, acabará,em clímax, com a execução pública do General Gomes Freire e dos restantes presos. Este desfecho trágico

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