Texto acadêmico: o uso correto de citações, paráfrases e citações
Projeto de pesquisa: Texto acadêmico: o uso correto de citações, paráfrases e citações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jesmarcello • 9/8/2014 • Projeto de pesquisa • 1.049 Palavras (5 Páginas) • 461 Visualizações
Pós Graduação em Microbiologia, Parasitologia e Imunologia
Disciplina: Metodologia Científica – Prof. Giselle Moreira
Texto acadêmico: a utilização correta de citações, paráfrases e citação da citação
Ao se elaborar um texto acadêmico deve-se indicar a fonte em que se extraiu determinada idéia, conceito, dados e informações. A fonte que não é citada pode ser considerada como plágio. Isso pode ser feito em forma de citação direta, paráfrase ou citação indireta e citação da citação.
1 Citações:
Utiliza-se literalmente no texto a idéia, conceito ou informação, quando é impossível transcrevê-la com suas próprias palavras.
- as citações de até três linhas devem ser apresentadas no corpo do texto, assinaladas por aspas duplas e seguidas da identificação (sobrenome do autor, data, número da página); o sobrenome do autor, quando em parênteses deve ser escrito em caixa alta, quando citado no texto, só a primeira letra em maiúscula.
Ex: “Do ponto de vista antropológico, podemos dizer que sempre existiu preocupação do homo sapiens com o conhecimento da realidade”. (MINAYO, 1993, p.1)
ou
Segundo Minayo (1993, p.1), “do ponto de vista antropológico, podemos dizer que sempre existiu preocupação do homo sapiens com o conhecimento da realidade”.
- as citações com mais de três linhas devem ser apresentadas isoladamente (a uma linha em branco do corpo do texto), em fonte Times New Roman ou Arial (considerar a opção já utilizada no texto) tamanho 10 ou 11, com entrelinhamento simples, justificadas, sem parágrafo, com recuo de 4 cm a partir da margem esquerda, seguidas de identificação (sobrenome do autor, data, número da página). Não é necessário colocar aspas nas citações com mais de três linhas. Deve-se deixar um espaço antes e depois da citação, para os textos anteriores e posteriores. Sugere-se não utilizar mais de 10 linhas nas citações longas.
Ex:
Um quarto dos pacientes com hepatopatia alcoólica avançada apresenta anticorpos contra HCV, embora os índices variem em diferentes áreas geográficas, o álcool pode agravar a evolução da Hepatite C crônica, está relação não está explicada, e a possibilidade de HCV ser responsável pelos casos chamados de cirrose alcoólica é intrigante, sendo um fator de risco importante para o desenvolvimento de carcinoma hepatocelular (RUBIN, 2006, p. 781).
Ou:
Rubin (2006, p. 781), afirma que,
Um quarto dos pacientes com hepatopatia alcoólica avançada apresenta anticorpos contra HCV, embora os índices variem em diferentes áreas geográficas, o álcool pode agravar a evolução da Hepatite C crônica, está relação não está explicada, e a possibilidade de HCV ser responsável pelos casos chamados de cirrose alcoólica é intrigante, sendo um fator de risco importante para o desenvolvimento de carcinoma hepatocelular
2. Paráfrase ou citação indireta
Denomina-se Paráfrase ou citação indireta quando se faz uso da idéia de um autor transcrevendo-a com suas próprias palavras, mas mantendo-se a idéia original. Neste caso, não se utiliza aspas, mas deve-se também citar o sobrenome do autor, ano e número da página, caso a paráfrase seja de uma pagina específica.
Ex: Para Stites (2004, p. 550), além de considerar a transmissão por via cutânea mais predominante, devido ao uso de drogas ilícitas, picadas de agulhas entre profissionais da área da saúde, transplante de órgãos infectados, cita que ocorrem também infecções adquiridas na comunidade; sendo neste contexto a via de transmissão menos clara. A transmissão materno-fetal não constitui um importante fator de risco, possivelmente devido ao fato que portadores crônicos apresentam níveis bastante baixos de viremia. A transmissão sexual, ainda é um assunto controverso.
3. Citação de citação
As citações das citações devem ser evitadas. As citações devem ser, de preferência, feitas através da fonte principal. Quando não é possível deve-se deixar a responsabilidade de sua exatidão ao autor de quem se toma, antepondo--a ao trecho citado a expressão “citado por” ou “apud” (preferível quando entre parênteses).
a) Indiretas (paráfrase)
Do ponto de vista antropológico, podemos dizer que sempre existiu preocupação do homo sapiens com o conhecimento da realidade. (MINAYO apud SILVA, 1993, p.67)
Ou
De
...