Trabalho
Monografias: Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leawagmacker • 10/5/2013 • 972 Palavras (4 Páginas) • 573 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo da importância da linguagem na comunicação, onde foi realizada uma breve análise dos conceitos de linguagens e comunicação, procurando mostrar seu papel dentro do processo da comunicação e interação humana bem como mostrar a importância do conhecimento destes para o ensino-aprendizagem da língua.
No dia a dia, as pessoas costumam utilizar os termos linguagem, língua e fala designando uma mesma realidade, contudo, do ponto de vista lingüístico, esses termos apresentam contornos bem delineados.
Desta forma, no processo comunicativo, utilizamos a nossa linguagem com funções pré-determinadas. Ninguém conversa sem ter um objetivo; nós queremos que um dos seis elementos da comunicação seja evidenciado na nossa fala. Por isso, temos seis funções da linguagem, conforme exposto no desenvolvimento deste estudo.
DESENVOLVIMENTO
O usuário de uma língua a usa diariamente para várias finalidades: comprar, vender, expressar opiniões, sentimentos e necessidades. A finalidade sempre é se comunicar com o outro, pois só assim conseguirá sobreviver. A grande questão é: o que é comunicar? Muitos acreditam que basta transmitir uma mensagem para estar comunicando. Outros acham que compreender uma ideia é uma forma de comunicação.
Conforme apresentado por Bordenave, a
comunicação confunde-se com a própria vida. Temos tanta consciência de que comunicamos como de que respiramos ou andamos. Somente percebemos a sua essencial importância quando, por acidente ou uma doença, perdemos a capacidade de nos comunicar (BORDENAVE, 1986. p.17-9).
No entanto, só há comunicação se uma mensagem for passada e a mesma for entendida pelo receptor. Se o falante colocar a ideia e ela não for assimilado pelo ouvinte, não houve comunicação. Por isso, somente para ilustrar, os grandes sucessos na televisão são de programas que “falam” para um público específico.
Sendo assim, o artista tem que saber para quem está se dirigindo, pois assim escolherá o nível de linguagem adequado e conseguirá prender a atenção do telespectador.
Segundo Martins e Zilberknop (2004), a comunicação se dá por meio de um processo que contém elementos importantes para a realização dela.
- Fonte: de onde parte a mensagem.
ex.: Pedro não tem computador. Por isso, ele pediu que João escrevesse um e-mail para Maria, em seu nome, para dizer que a ama. Maria leu o e-mail.
Neste caso, Pedro é a fonte, pois a mensagem partiu dele.
- Emissor: é quem transmite a mensagem.
Ex.: Pedro não tem computador. Por isso, ele pediu que João escrevesse um e-mail para Maria, em seu nome, para dizer que a ama.
Assim, João é o emissor, uma vez que ele está passando a mensagem.
De acordo com Martins e Zilberknop (2004, p. 35-36) as seis funções da linguagem são:
Função Referencial – aponta para o sentido real dos seres e coisas;
Função Emotiva – centra-se no sujeito emissor e tenta suscitar a impressão de um sentimento verdadeiro ou simulado.
Função conativa – centra-se no sujeito receptor e é eminentemente persuasória.
Função Fática – visa a estabelecer, prolongar ou interromper a comunicação e serve para testar a eficiência do canal.
Função Metalingüística – é a língua falando da própria língua. Serve para verificar se emissor e receptor estão usando o mesmo repertório.
Função Poética – centra-se na mensagem, predomina a conotação e o subjetivismo.
Desta forma, sem a linguagem, o homem não poderia expressar-se nem organizar-se em sociedade, uma vez que a convivência supõe o estabelecimento de normas ou regras que cada um deve respeitar, para que haja um mínimo de harmonia no seio da coletividade humana.
Mesmo as grandes descobertas e a história não se iam possíveis sem a linguagem, pios as pessoas utilizaram e ainda utilizam a linguagem para transmitir as novas conquistas de uma geração a outra.
Neste sentido,
...