TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUALIDADE EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Por:   •  18/3/2020  •  Resenha  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

PEDAGOGIA

                   

Disciplina:

ATUALIDADE EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Tutor:

CRISTIANE REGINA TOZZO

RA:

8082429

Aluno(a):

 MAIRINNY MARIA DE SOUSA DOMICIANO GONÇALVES

Turma:

PEDAGOGIA

DGPED1901R  OOA30

Unidade:

Atividade... 

Leia o texto: "Educação Intercultural" (postado no PEGE, nas páginas 11 e 12) e avalie como as diferenças culturais são trabalhadas na escola e na sala de aula, colocando suas considerações no Portfólio.

Na educação intercultural há várias divergências nas opiniões tratadas pelos professores, é um processo delicado principalmente em se tratando da educação na inclusão de crianças indígenas.

Nota-se que o instrutor busca um ambiente de igualdade de ambas culturas, a chilena e a mapuche, para que não haja discriminação e pensamentos separatista entre elas no intuito de acabar com as diferenças e viverem em harmonia; mas por outro lado há uma discordância dos fatos propostos pelo professor. Já, a professora Fresia defende que para que haja uma integração satisfatória é preciso resgatar a identidade cultural de cada tribo, seus costumes e diferenças. Podemos observar que os professores tem opiniões divergentes em relação à inclusão das crianças indígenas em uma escola chilena e na forma para que todos compartilhem das condições oferecidas para as demais crianças do país.

 A educação no geral tende a folclorizar as culturas indígenas, criando estereótipos através de vestimentas, músicas e danças acreditando assim que estão ensinando os alunos a valorizar esta cultura. E não é bem assim, de acordo com Ana, pois muitas vezes os alunos interpretam sem ao menos saber do que se trata tal vestimenta ou canção.

Deve-se preparar a criança mapuche para interagir com as duas culturas, ajudando na integração da sociedade chilena e não ter a identidade esquecida.Na inclusão das crianças indígenas no meio escolar é necessário que essa cultura seja valorizada de maneira plena. Cabe ao professor, segundo Esteban, auxiliar o aluno a se manter firme diante da discriminação fornecendo-lhe ferramentas para que consiga garantir sua expressão e convivência ambiente escolar, sem, contudo, tratá-los de forma diferenciada. As culturas não devem ser comparadas, mas exploradas de acordo com a vivência de cada um.

Diante da leitura do texto e das relações observadas em diversas escolas através de estágios, fica claro que o essencial é respeitar as diferenças, de qualquer tipo de cultura, lembrando que o intuito da educação intercultural consiste em inserir as crianças indígenas nas outras culturas, não se esquecendo de sua própria identidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (100.4 Kb)   docx (243.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com