A Abordagem Tradicional
Por: Eulinasia • 17/9/2018 • Trabalho acadêmico • 492 Palavras (2 Páginas) • 454 Visualizações
Abordagem Tradicional
Aspecto: Educação
No livro “Pinóquio às avessas” o autor aborda a educação na escola em que Felipe estuda com um modelo de ensino tradicional, onde apenas o professor fala e o aluno escuta, quando a criança faz uma pergunta para a professora, ela diz que aquilo não está no programa e que o aluno tem que focar e pensar naquilo que ela está ensinando, logo a educação é restrita e rígida, onde o conhecimento é transmitido e a bagagem do aluno não tem importância, o aluno tem que se adaptar ao que a ele está sendo passado.
A educação é transmitida por ideias selecionadas e organizadas logicamente, o ensino é padronizado e incontestável, o professor é o mediador entre o aluno e os modelos de ensino, o aluno por sua vez deve atender ao que ele está sendo pedido de forma repetitiva e automática .O ensino não busca a necessidade de cada aluno, mas sim formar pessoas com o mesmo pensamento critico e social, esta abordagem é caracterizada por ser muito rígida e centrada, o homem é considerado como um homem acabado “pronto” e o aluno um adulto em miniatura que precisa ser atualizado.
Aspecto: Escola
A Escola desta abordagem é considerada como um lugar por excelência, funciona como um sistema, o ato de aprender é considerado como uma cerimônia, o aluno e o professor devem se manter distantes. No livro “Pinóquio às avessas, o autor mostra a escola de Felipe como autoritária, rígida e que segue um padrão, por exemplo, assim que a campainha toca todos os alunos são separados por tamanho e colocados em fila, onde eram conduzidos pelos professores, esse é o tipo de uma escola tradicional que busca formar soldados para a sociedade, tem o papel de ajustamento social, a criança da estória é sonhadora e leva isso para a sala de aula, ele questiona sobre tudo e quer explicação da professora, a mesma o manda para um psicólogo, ele é diagnosticado com distúrbio de atenção por pensar nas coisas que estavam em seu coração, os pais de Felipe diz que ele tem que pensar apenas no que a professora ensina, daí em diante para se encaixar no padrão da escola o menino não expressa mais suas vontades e sentimentos.
Nessa escola o individuo nada mais é que um ser passivo que recebe o conhecimento que recebe, o conteúdo é escolhido e elaborado por outros e ele deve reproduzir o que lhe foi ensinado de forma repetitiva e automática, essa é a escola que não deixa o aluno ter autonomia e dispensa qualquer tipo de subjetividade, tudo deve ser padronizado e os alunos são robôs desenvolvidos para a sociedade.
“Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são como pássaros sobre controle. Engaiolados, o seu dono pode leva-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre tem o seu dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência do pássaro é o vôo.” (Rubem Alves)
...