A Alfabetização
Por: bunnyboy • 22/9/2019 • Projeto de pesquisa • 469 Palavras (2 Páginas) • 232 Visualizações
Como fui alfabetizada?
Ana Beatriz Campos Madeiro
24 de março de 2019
O centro de ensino colégio magno, local onde ocorreu meu processo de alfabetização, tem como proposta pedagógica o método de ensino sintético fônico, juntamente com a criação de uma consciência fonológica e o letramento (sendo iniciados ainda no maternal). A proposta pedagógica do colégio inclui unir o jogo com o trabalho para que haja um aprendizado que faça o aluno questionar algo escrito, mesmo antes de saber o que está escrito.
Segundo Fernando Capovilla 2004, o método de ensino sintético fônico consiste no ensino dinâmico do código alfabético, nesse método, a alfabetização consiste no ensino conjunto dos grafemas (letras) e fonemas (sons). Para Capovilla, o método fônico se trata de atividades lúdicas e inteligentes para que o educando sendo alfabetizado possa entender o contexto da palavra.
Já para Frade 2005, esse mesmo método fônico que traz vantagens valorosas para o ensino, pode trazer desvantagens também. Para ele, é para a solução dessas desvantagens que ocorrem variações diversas dentre esse mesmo método na maneira de apresentar o fonema, como aproximar os alunos desse contexto vinculando algum sentido aos fonemas (onomatopeias, histórias, parlendas, poesias...)
É nesse ponto onde entra a importância do letramento junto com a alfabetização, mostrando textos diversos e propor atividades que façam sentido para os educandos com o objetivo final de entendimento sobre o aspecto funcional da comunicação escrita. Esse contato diferenciado favorece a capacidade de ler, para que, futuramente, haja o desenvolvimento da capacidade autônoma de escrever.
Nesse método, os educandos podem ser alfabetizados em 9 meses, passando do silábico quantitativo para o alfabético nesse período.
[pic 1] [pic 2]
Fevereiro 2006 Outubro 2006
...