A Atualidade em Educação e Diversidade
Por: lspelucio • 13/10/2020 • Projeto de pesquisa • 923 Palavras (4 Páginas) • 139 Visualizações
[pic 1]
LAÍS PELUCIO RIBEIRO
RA: 8122782
PORTFÓLIO CICLO 2
Currículo e Avaliação da Educação
BATATAIS
2020
1). Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e as brincadeiras, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, como a organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada?
"A trajetória que uma criança percorre desde que começa a deixar de ser bebê (dependência total), até começar a se transformar em um ser mais independente e autônomo está relacionado tanto às condições biológicas, como aquelas proporcionadas pelo espaço familiar e social (escola), com o qual interage."
A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, atendendo a crianças de zero a cinco anos de idade, consiste em interações e brincadeiras. São assegurados seis direitos de aprendizagem, campos de experiência e desenvolvimento: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
A BNCC está estruturada de modo que o aluno desenvolva ao longo da Educação Infantil, algumas competências, como: a construção da identidade, a exploração de diferentes formas de movimento (através de brincadeiras, dança), o contato com manifestações artísticas, culturais, a ampliação das diversas formas de comunicação (leitura, fala, imaginação), a construção de noções espaciais.
Esses conhecimentos devem ser trabalhados de modo interativo e lúdico, promovendo a aprendizagem no brincar. Outros objetivos também precisam ser alcançados, como por exemplo: estabelecer uma boa relação com seus colegas de classe ou com outras pessoas de seu convívio, expressar suas emoções através dos desenhos ou da fala, replicar as atitudes que vivencia no cotidiano através das brincadeiras, etc.
Sendo assim, o objetivo principal é desenvolver os aspectos físico, motor, cognitivo, social e emocional, além de estimular a exploração, as descobertas e a experimentação. A criança que tiver todos esses direitos garantidos se desenvolverá como um cidadão melhor e mais preparado para o mundo.
2). Entendendo que as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos (Resolução CNE/CEB nº 7/2010), sinaliza os desafios à elaboração de currículos para essa etapa de escolarização, de modo a superar as rupturas que ocorrem na passagem não somente entre as etapas da Educação Básica, mas também entre as duas fases do Ensino Fundamental: Anos Iniciais e Anos Finais. Como está estruturada a BNCC do ensino fundamental?
O Ensino Fundamental possui nove anos de duração e contempla estudantes entre seis a quatorze anos de idade. Sendo assim, percorre duas fases da vida, o aluno quando criança e quando adolescente.
A BNCC está estruturada de modo que o aluno desenvolva: conhecimento, pensamento cientifico, crítico e criativo; repertório cultural; comunicação; cultura digital; trabalho e projeto de vida; argumentação; autoconhecimento e autocuidado; empatia e cooperação; responsabilidade e cidadania.
Está dividido o Ensino Fundamental em dois ciclos: anos iniciais (do primeiro ao quinto ano), que tem como prioridade valorização do ensino lúdico, a articulação com as experiências já trabalhadas na Educação Infantil e uma progressão dessas experiências, além da alfabetização (Compreender diferenças entre escrita e outras formas gráficas; conhecer o alfabeto; saber ler, reconhecendo globalmente as palavras; etc. E anos finais (do sexto ao nono ano), que apresenta várias características comuns aos anos iniciais, porém o aluno é direcionado cada vez mais com a intenção de despertar a autonomia e o protagonismo, sendo assim se deparam com desafios mais complexos.
...