A Criança em Seu Mundo
Por: MaryMancin • 14/10/2016 • Trabalho acadêmico • 503 Palavras (3 Páginas) • 313 Visualizações
Identificação do Documentário
Diretor:Solange Martins
Palestrante: Mário Sérgio Cortella
Produtora: Elza de Matteu
Ano: 2005
Síntese do assunto tratado
De maneira muito sagaz e simplificada, Cortella mostra o quanto estamos sendo desleixados com as crianças. É um legítimo descaso com seres tão necessitados de atenção e afeto.
O ser humano não cuida direito da próxima geração. Antigamente uma criança era criança até os 14 anos, mas hoje são consideradas crianças somente até os 12 anos. Não é lhes dada a importância devida, a educação devida e muito menos o afeto e o respeito de que tanto necessitam.
No mundo de hoje os pais de certa maneira não cuidam de seus filhos como foram cuidados, fica tudo a critério da tecnologia e de terceiros.
As crianças por serem cuidadas na maior parte do tempo por mulheres na infância (BABA ou Empregada), na adolescência ficam afeminados em seu comportamento.
A televisão tem uma influência muito grande na vida das crianças, veja um exemplo: como as apresentadoras da tv são loiras, a crianças em seu inicio de aprendizado, inicia o primeiro ano escolar, e ao deparar-se com uma professora que não é loira a criança se sente desconfortável.
A função da escola tornou-se principalmente um ponto de contato, de interação, de convívio, e de comunicação; e de modo recíproco as aulas se transformam em um momento extraviado e sem sentido, já que as informações passadas ali são facilmente obtidas, e o tempo gasto ali poderia ser melhor consumido.
Analise mais interessantes feitas pelo palestrante
Um estudo feito com crianças de 2 e 7 anos, constatou que já assistiu cerca de 5000 horas de Tv na vida. Em cinco anos de vida já assistiu em cerca de 5000 horas de televisão, ou seja, já viu cenas que aterrorizam,morte,sexo,luta,guerras,jogo do Corinthians ou seja todo tipo de porcaria.
Comentários do Grupo
A palestra de Mário Sérgio Cortella, é muito interessante e nos traz a real situação em que se encontra nossas crianças, ou seja, nosso futuro. Recomendamos, pois é algo que conscientiza nossas ações para melhorarmos a foma com que tratamos uma parte muito importante de nossa sociedade. As crianças são o futuro de nossa sociedade, e precisamos trazer isso ao conhecimento delas com uma melhor educação.
Texto Final
Talvez a falta de fé que temos em nosso futuro, nos fez "esquecer" de cuidar dos seres que o habitarão. Mas o que será do futuro se não temos uma educação adequada? Se não estamos dando o afeto necessário? Se não estamos cuidando de nossas crianças? E nem mesmo acreditamos que haverá um futuro? Devemos nos lembrar que as crianças são nossos espelhos, e têm a arte de nos imitar... Por este motivo temos que aprender a educá-las, a amá-las e a prepará-las para o futuro que as esperam, seja com uma melhor educação, com mais doses de afeto e com uma dose menor de dependência da tecnologia. Se nada disso for feito não poderemos reclamar do futuro que teremos e nem do rumo que nossas crianças tomarão, afinal não ensinamos a elas o caminho correto.
...