A Experiência Cognitiva
Por: Cintia Oliveira • 11/9/2016 • Dissertação • 414 Palavras (2 Páginas) • 1.004 Visualizações
Introdução
Conhecer e entender o mundo são resultados de um envolvimento ativo com pessoas e coisas. Consideramos os bebês e as crianças menores como seres ativos e interativos, pois ao observarmos, é possível analisar o seu envolvimento com o mundo.
O seu desenvolvimento mental, ou cognição é quando o comportamento da criança passa por estágios de desenvolvimento desde o seu nascimento, construindo os seus conhecimentos.
Falaremos a respeito da teoria cognitiva do psicólogo Jean Piaget e as influências socioculturais de Vygotsky e Piaget, bem como a necessidade e os benefícios dos programas de inclusão na primeira infância, para as crianças pequenas com algum tipo de deficiência.
A experiência cognitiva
A cognição está relacionada com o processo de conhecimento que se dá através da percepção, da atenção, da associação, da memória, do raciocínio, da imaginação, do pensamento, da inteligência, da linguagem e do juízo. É o conjunto dos processos mentais, ou seja, é a forma como o cérebro percebe, aprende, recorda e pensa sobre todas as informações captada através dos cinco sentidos.
As crianças precisam crescer e aprender de maneira apropriada com o seu desenvolvimento, que isso facilitará o seu desenvolvimento cognitivo. Para que as crianças desenvolvam essas habilidades é necessário compreender as informações sensoriais, diferenciando o familiar e o desconhecido, então começaram a criar e formar imagens mentais esclarecendo para si própria o meio em que está inserida.
Embora quase não seja notado esse processo, são feitas algumas considerações a respeito da cognição com base na observação de movimentos físicos óbvios. No início as crianças exploram o mundo através do seu próprio corpo, ou seja, elas interiorizam inconscientemente o que assimilam por meio dos sentidos e demonstram isso com seus movimentos físicos.
É possível observar como as crianças praticam e repetem esses atos várias vezes, além de aprimorar rapidamente. Temos como exemplo de coordenação motora fina quando o recém- nascido abre bastante a boca na primeira vez que coloca a boca no bico do seio, mais alguns exercícios e eles aprendem o quanto devem abrir a boca para se adaptar ao tamanho do bico do seio e ajustam os lábios antecipadamente. Eles aprimoraram um ato simples, e mais tarde eles aprenderão o quanto é preciso esticar as mãozinhas para alcançar um brinquedo ou outro objeto. São aprimoramentos que estão ligados à cognição.
A cognição também envolve habilidades linguísticas, desenvolvidas através do relacionamento e da comunicação uma com as outras, onde é possível se expressar usando a fala e a escrita. A aprendizagem é um processo que ajuda em todas as áreas do desenvolvimento.
...