A Formação e Desenvolvimento
Por: Kenpach10 • 23/2/2021 • Trabalho acadêmico • 6.075 Palavras (25 Páginas) • 99 Visualizações
FACULDADE UNYLEYA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO CONTÍNUO DO DOCENTE
CASSIA MARIA BRASIL PASCOAL DE ARAUJO
Orientador
Profª.
RIO DE JANEIRO
2021
Cássia Maria Brasil Pascoal de Araújo
FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO CONTÍNUO DO DOCENTE
Trabalho apresentado à Faculdade UNYLEYA como requisito necessário para obtenção do grau de Licenciatura em Pedagogia.
Orientador(a): Profª
RIO DE JANEIRO
2021
AGRADECIMENTOS
DEDICATÓRIA
RESUMO
METODOLOGIA
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO XX
DESENVOLVIMENTO XX
CAPÍTULO I – FORMAÇÃO DO DOCENTE...........................................................XX
CAPÍTULO II – O DOCENTE E UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO XX
CAPÍTULO III – DESAFIOS DIÁRIOS DOS PROFESSORES XX
CONSIDERAÇÕES FINAIS 00
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 00
ANEXOS 00
ÍNDICE ..........................................................................................................................00
INTRODUÇÃO
O cotidiano traz consigo mudanças e exigências em todos os âmbitos, sejam eles no cenário econômico, tecnológico, sociais e claro, na educação. Estas mudanças rápidas exigem que as instituições que efetuam o exercício da formação docente, reformulem e atualizem seus processos necessário para todos os educadores.
A discussão de como proceder na formação contínua do docente vem sendo discutido há tempos, com ênfase nos anos 90 onde o período informatizado explodiu e com ele, diversas de outras possibilidades para agregar valor ao ensino. Neste período, tivemos a aprovação da Lei n°. 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996, que regula a organização da educação no Brasil. Lei que estabelece o direito aos ensinos médio e fundamental a todo brasileiro.
O Governo Federal é determinado por Lei assumir as gestões educacionais, apresentar diretrizes curriculares e apontar e determinar obrigações aos profissionais da área educacional.
A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, é dar uma notoriedade e servir de base para o leitor em busca da importância dos desafios vividos pelos docentes, no sentido de atribuir ainda mais a qualificação dos educadores. A partir do objetivo geral em analisar todo o processo de formação continuada do professor, o valor gerado nas especializações das práticas pedagógicas e discutir a política de formação continuada e seus aspectos teóricos e práticos. Alguns objetivos específicos foram postos também: a verificação da política de formação dos professores no RJ; a análise sobre o processo continuo; registro dos pontos de vista de acordo com os professores e evidenciar as informações através das coletas de dados.
Seguindo a premissa do presente estudo, seguimos com a problemática: Qual a concepção de formação dos professores e seu desafio no mundo contemporâneo tendo sua classe cada vez mais desvalorizada? Acreditando na ideia de que a partir de todas as informações coletadas, essa temática servirá para o desenvolvimento de novas pesquisas com um olhar diferente para formação contínua dos profissionais da saúde.
Este trabalho tem em sua estrutura capítulos que abordam desde a formação, conclusão e especializações, trazendo relatos resumidos que permitem conhecer um pouco deste cenário desde a época de 90 até os dias atuais.
Capítulos que trarão os saberes docentes necessários para os exercícios, a psicologia direcionada ao desenvolvimento e os desafios encontrado na profissão.
Procedimentos metodológicos utilizados para este trabalho foi baseada em visitas, pesquisas e entrevistas em instituições de ensino públicas e particulares, com a finalidade de obter dados concretos que mostrem a importância de estudar a fundo o tema e identificar suas discrepâncias e servir como ferramenta de estudo de melhoria do processo.
As técnicas utilizadas serão semiestruturadas, que segundo Minayo (1994, p. 58), caracterizam-se na articulação da entrevista não estruturada, onde o informante aborda livremente o tema proposto, com a entrevista estruturada que pressupõem perguntas previamente formuladas; e a observação do participante, que de acordo com Minayo (1994, p. 59), se realiza através do contato direto do pesquisador para obter informações sobre a realidade.
Realização do método de pesquisa qualitativa, por entender que os entrevistados ficam mais propícios a apontar os seus pontos de vista sobre determinado assunto.
Segundo Gil (1996), esclarece que este é o tipo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão e o porquê das coisas.
Os dados coletados serão de grande importância, porque de acordo com os resultados
...