A História na Educação
Por: vivianmatosf • 19/8/2017 • Trabalho acadêmico • 1.310 Palavras (6 Páginas) • 207 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio
CEDERJ/ UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia–modalidade EAD
AD2 – 2017.01. História na Educação 1.
Coordenadora: Lúcia Garcia.
ALUNA: VIVIAN MATOS FONSECA.
MATRICULA: 16212080051.
POLO: TRÊS RIOS.
TUTORA: Ludmila.
Plano de aula:
Conhecendo e valorizando a história da minha cidade.
Disciplina/ Área: História.
Nível de ensino: Ensino Fundamental- Anos Iniciais.
Ano de ensino: 4º ano.
Número de alunos: 20.
Duração da atividade: Três ou mais aulas com duração de uma hora.
Justificativa:
Considero fundamental que as crianças, desde cedo, conheçam a história da cidade em que vivem, sendo papel da escola valorizar o patrimônio histórico e cultural presentes em cada localidade. Tenho clareza de que sensibilizar os alunos para a importância de se conhecer a história de sua cidade não se configura como uma tarefa simples, porém, à medida que estabelecemos relações entre a história dos próprios alunos e de sua cidade, o tema torna-se contextualizado, favorecendo o interesse e o envolvimento com o assunto. Assim, essa aula tem o propósito de apresentar aos alunos elementos da história da cidade em que vivem utilizando diferentes estratégias, sem a preocupação com a memorização de fatos, de datas ou de informações detalhadas sobre situações ou pontos turísticos, mas com o intuito de proporcionar a valorização e o respeito pela sua cidade, reconhecendo-se como membro desse contexto e participante da construção dessa história.
Objetivos:
Pesquisando a história por meio da memória oral e textual dos moradores mais antigos, conhecer a história da sua cidade a partir de sua própria história, identificar especificidades da sua cidade e de sua história a partir de registros de fatos e situações, conhecer e valorizar a cidade onde vive, conscientizar-se da importância de exercer o seu papel de cidadão na busca pela melhoria de sua cidade.
Recursos:
Papel, caneta, internet, vídeos com histórias, álbuns de fotografia, tesoura, cola, papel cartão, revistas e jornais locais.
Metodologia:
Aula 1:
1º Momento:Eu incio a aula convidando os alunos para assistirem ao vídeo:"Palavra Cantada- Eu", disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=2cqcWHs7a_E
2º Momento: Creio ser de extrema importância, nesse momento, fazer uma reflexão sobre o vídeo com os alunos explorando o fato de que cada um de nós temos uma história, assim como retratado no clipe. Perguntar o que sabem sobre sua história, onde nasceram, moraram, estudaram, enfim, o que viveram desde o nascimento até os dias atuais. 3º Momento: Proponho que cada aluno deva produzir um texto com o título: "A história da minha vida"
Como tarefa de casa, proponho que os alunos deverão entrevistar os pais ou responsáveis solicitando que relatem a sua história desde o seu nascimento até os dias atuais. Se os alunos tiverem e os familiares permitirem, poderão levar na próxima aula seus álbuns de fotografias com registros de fatos importantes vividos até então.
Aula 2:
1º Momento: Socializar as tarefas de casa enfatizando os aspectos particulares e específicos da vida de cada aluno numa perspectiva de valorizar a história de cada um. Confrontar as histórias relatadas pelos familiares com as histórias inicialmente registradas pelos próprios alunos na produção escrita da atividade anterior. 2º Momento: Convido os os alunos para assistirem a mais um vídeo:"Ora Bolas" - Palavra Cantada, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Z3oGEzU2P3I3º Momento: Explorar o vídeo com os alunos a partir da seguinte reflexão: Assim como exibido nesse clipe, cada um de nós mora em uma rua, em uma cidade, em um país, em um continente, em um planeta, e cada um desses espaços têm uma história. Propor ao alunos : Pensando nisso, que tal todos vocês contarem sobre o lugar onde vivem?! Nesse momento deixo livre aos alunos para que relatem os detalhes sobre seu bairro ou rua, bem como a percepção que têm sobre a cidade em que moram. Solicito que façam um desenho representando sua casa, sua rua, seu bairro e sua cidade. Nesse desenho, o aluno poderá destacar um ponto turístico, histórico ou que considere importante na sua história de vida que se passou na sua cidade. 4º Momento: Convido os alunos a se sentarem em círculo para socializarem os desenhos produzidos. Proponho como tarefa de casa aos alunos que ao retornarem para suas casas, procurem observar o trajeto do caminho tomado, atentando-se para detalhes de sua cidade tais como: característica das moradias, comércios, limpeza das ruas, movimento de carros, escolas, população, dentre outros. Os alunos poderão registrar o que observaram para posteriormente relatarem aos colegas. Peço que, caso seja possível, solicito aos alunos que ao retornarem à aula, no outro dia, fotografem alguns pontos da cidade, no trajeto de casa para a escola que mais lhe chamaram à atenção.
Aula3: Para a realização dessa atividade proposta nessa aula, levarei revistas ou jornais locais para serem recortados. Uma outra opção seria levar gravuras/imagens impressas da sua cidade retiradas da internet. 1º Momento: Socializar as tarefas de casa dos alunos. Explorar as semelhanças e diferenças encontradas em espaços diversos da cidade. Estarei o mapa da sua cidade em mãos para procurar localizar com os alunos os pontos destacados por eles.2º Momento: Convido os alunos para, em trios, construírem um "Quebra-cabeças de pontos da cidade". Entrego a cada trio, revistas ou jornais locais para recortes, tesouras, colas, papel cartão. Oriento os alunos a selecionarem imagens nítidas e grandes e colarem no papel cartão. Após essa etapa, os alunos deverão fazer riscos assimétricos separando em até cinco partes cada gravura. O quebra-cabeças estará pronto para jogar! 3º Momento: Convido os alunos para se sentarem em círculo e apresentarem suas produções aos demais colegas. Após a montagem de cada quebra-cabeça pelo trio, propor outra forma de jogo: "Quebrando a cabeça em grupo". Todas as peças deverão ser misturadas e distribuídas entre os alunos. Esses deverão se levantar e procurar o colega que contém a peça que ajuda a formar o quebra-cabeça. Após a montagem das imagens, os alunos deverão pesquisar nos materiais impressos ou on-line (caso seja possível), informações sobre os locais representados na imagem: nome e origem do nome, localização, período em que foi inaugurado, principais acontecimentos políticos que marcaram a época, dentre outros. 4º Momento: Os alunos deverão apresentar aos demais colegas as informações obtidas sobre os locais pesquisados.
...