TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NAS ESCOLAS: CONTANDO E ENCANTANDO EM ESCOLAS PÚBLICAS

Por:   •  15/1/2018  •  Artigo  •  2.604 Palavras (11 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 11

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NAS ESCOLAS: CONTANDO E ENCANTANDO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SERRINHA¹

CERQUEIRA, Vanessa Carneiro de²

COSTA, Manuela de Lima³

OLIVEIRA, Ayala Jussara Silva4

SANTOS, Elaine de Jesus5

SOUZA, Cledson Santos de6

RESUMO

Este artigo visa trazer algumas experiências desenvolvidas com a literatura infantojuvenil em escolas públicas do município de Serrinha/BA. O trabalho teve como objetivo contar histórias e apresentá-las de maneira criativa e envolvente para as crianças com o intuito de desenvolver sua imaginação e promover o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. O trabalho teve como metodologia a pesquisa exploratória e buscamos nos autores Abramovich (1997); Zilberman (1991); Cademartori (1986) a fundamentação para a realização da investigação bibliográfica. O presente trabalho teve como caminho metodológico, a pesquisa exploratória mediante a pesquisa bibliográfica centrada na abordagem qualitativa, e para coleta de dados foi usado como instrumento a observação e entrevistas semiestruturadas.O trabalho com a contação de histórias foi satisfatório, pois as crianças se envolveram nas atividades durante a leitura, fizeram perguntas sobre o enredo, associaram pontos relevantes das histórias para suas realidades e levaram aspectos dos personagens presentes nas histórias para suas vidas.

Palavras-chave: Histórias. Leitura. Literatura. Linguagem.

ABSTRACT

This article aims to bring some experiences developed with a literature on children and adolescents in public schools of the municipality of Serrinha / BA. The purpose of the work was to tell stories and present them in a creative and engaging way for the children with the intention of developing their imagination and promoting the development of oral and written language. The work had as exploratory research methodology and we search the authors Abramovich (1997); Zilberman (1991); Cademartori (1986) a foundation for the accomplishment of the bibliographical research. Working with storytelling for contentment, because as children became involved in activities during reading, they asked questions about the plot, linked important points to stories to their realities and took the characters present in the stories to their lives.

Keywords: Stories. Reading. Literature. Language.

__________

¹Artigo solicitado pela professora Dilzete Mota Ramos, como requisito parcial de avaliação da disciplina Literatura Infanto-Juvenil. ²Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – Campus XI, ayalakaique@outlook.com;  3Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – Campus XI, vanessacarneiro73@gmail.com; 4Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – Campus XI, m.lcosta@outlook.com; 5Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – Campus XI, lane.nhtona@outlook.com; 6Graduando do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – Campus XI, supercledson88@gmail.com.

1 INTRODUÇÃO

Desde o nascimento as crianças estão imersas num universo do qual os conhecimentos literários são parte constituinte na formação cultural e social. Entretanto, nas últimas décadas do século passado, a sociedade passou por várias transformações sociais, políticas, econômicas e tecnológicas que, por sua vez, passaram a exigir dos sujeitos um maior domínio sobre os conhecimentos literários, visto que estão justapostos ao desenvolvimento da oralidade e da escrita.

Ainda influenciados por metodologias europeias, a educação apresentou a Literatura Infantil como um propósito para favorecer a aprendizagem dos alunos, principalmente em relação às propriedades grafo-fônicas, atribuindo assim ao professor, a tarefa de pensar em “meios” apropriados para introduzir a literatura na escola.

Neste sentido, o presente artigo intitulado “A Importância da Literatura nas Escolas” surgiu a partir de leituras e reflexões promovidas ao longo do semestre, na disciplina Literatura Infantojuvenil, do Curso de Licenciatura em Pedagogia - Campus XI da UNEB, onde buscamos compreender a ênfase dada ao ensino da literatura na Educação Infantil e nas Series Iniciais do Ensino Fundamental, mediante a aplicação de propostas de leitura e contação de histórias em escolas.

Quando falamos sobre “A importância da Literatura nas Escolas”, estamos buscando, de certo modo, contribuir para o reconhecimento da literatura infantil como um meio propulsor do ensino das convenções alfabéticas para as crianças, levando em conta as fases da psicogênese da escrita em que as mesmas encontram-se. Desse modo, temos como objetivo demonstrar a relevância da literatura para aquisição dos processos de leitura e escrita, alem de apresentar técnicas a serem utilizados por docentes para facilitar o ensino da literatura na sala de aula, observando como estes meios possibilitam a aprendizagem da criança.

Para atingir tal objetivo, buscaremos elucidar a relevância de se trabalhar com tais possibilidades, mediante técnicas e estratégias que contemplam o desenvolvimento de novas práticas de ensino e melhora do aprendizado dos alunos, alem de apresentar os resultados das experiências obtidas nas escolas. Desse modo, o presente trabalho teve como caminho metodológico, a pesquisa exploratória mediante a pesquisa bibliográfica centrada na abordagem qualitativa, e para coleta de dados foi usado como instrumento a observação e entrevistas semiestruturadas.

Devido ser extremamente ativas, as crianças participam de varias situações cotidianas que envolvem leitura e escrita, onde usam recursos próprios. Deste modo, no intuito de proporcionar maiores esclarecimentos sobre a importância da literatura na educação infantil, este artigo foi dividido em três seções, as quais abordarão a importância da literatura na escola; como contar histórias; em seguida apresentaremos os relatos de experiências na Escola Municipal Pequeno Gênio e na Escola Plínio Carneiro, ambas situadas no município de Serrinha/BA. Assim, para fundamentar nosso trabalho, temos como base teórica Abramovich (1997); Zilberman (1991); Cademartori (1986), entre outros, os quais trazem discursos sobre a temática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (142.4 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com