A Intervenção Neuropsicológica
Por: Patricianeuronow • 9/7/2020 • Trabalho acadêmico • 761 Palavras (4 Páginas) • 115 Visualizações
TRABALHO
João tem sete anos e dois meses, está no primeiro ano do ensino fundamental. Ainda não reconhece números e nem letras. Escreve apenas seu nome, desde que seja em cima do pontilhado Além disso, João também possui problemas de comportamento, mostra-se sempre inquieto e parece que nada lhe é muito interessante. Os pais falam que João não aprende porque é preguiçoso, pois em casa é muito habilidoso no vídeo game.
Psicólogo : Na anamnese identifiquei que a família fazia tudo por João. Inclusive os pais pegavam na mão dele para realizar as atividades. Apresenta coordenação motora bastante comprometida.
Pedagogo: Na escola, João não para sentado. Senta-se no fundo da sala e está sempre distraindo os colegas.
ELABORE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICA PARA O JOÃO.
- O Projeto deve conter, no mínimo, identificação das competências defasadas a serem trabalhadas, cronograma de execução e atividades selecionadas.
PROJETO DE INTERVENÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICA PARA O JOÃO
IDENTIFICAÇÃO:
O cliente João tem sete anos e dois meses, está no primeiro ano do ensino fundamental, segundo o relato dos pais e professores o mesmo possui problemas de comportamento, desatenção e inquietação, quanto a parte pedagógica não reconhece números e nem letras e escreve seu primeiro nome apenas com apoio de atividades grafomotoras, porem gosta de vídeo games e é bastante habilidoso.
Segundo o relatório do psicólogo a criança não realiza as tarefas sozinha, sempre com o auxilio dos pais.
CRONOGRAMA:
No primeiro momento avisarei aos pais que farei a avaliação que poderá ser de 3 a 6 sessões, que poderão ser intercaladas para depois de acordo com o que for identificado fazer o plano de intervenção.
No segundo momento separarei alguns instrumentos para avaliar o Tempo de atenção; memória; Leitura; Escrita; Aritmética; Funções executivas e Destreza motora do cliente.
Também enviarei a escola um instrumento padronizado para investigação do comportamento da criança para que o professor possa me relatar como é o dia dia deste aluno.
Em um terceiro momento utilizarei os instrumentos para a avaliação inicial abaixo:
- EOCA para avaliar o que a criança sabe fazer, o que a ensinaram e o que ela gosta de fazer;
- IAR para identificar o repertório comportamental que ele tem;
- TAC para avaliar as funções executivas;
- T T para avaliar a atenção;
- CONFIAS- para consciência fonológica;
- TDE- para avaliar a escrita, a leitura e aritmética.
Após as avaliação criar um Plano de intervenção;
E no final Feedback ou novo plano de intervenção
INTERVENSÃO:
Com base no que colhi de informações a criança parece apresentar como hipótese diagnostica TDAH, portanto iniciarei a primeira fase com atividades das quais o mesmo tenha competência para realiza-las para não o desmotivar e para obter a sua colaboração, então utilizarei jogos digitais
Numa segunda fase as atividades apresentadas serão para investigar como o cliente utiliza sua capacidade para aprender , faremos uso de jogos como bingo de letras, jogos de percepção de figuras tipo sete erros, quebra cabeças de palavras para estimular a sua percepção com as letras e também ao mesmo tempo trabalhar a sua atenção e desaceleração, nesta fase sempre que for me dirigir ao cliente complementar, reforçar instruções verbais com informação visual o que o ajudará concentrar-se
...