A Justifiucativa
Por: Cássia Goulart • 17/6/2018 • Trabalho acadêmico • 684 Palavras (3 Páginas) • 229 Visualizações
INSTITUIÇÃO: C.E.I Paraiso da criança
TURMA: Infantil II
NÚMERO DE CRIANÇAS: 18 crianças, entre 1 ano 4 meses de idade a 2 anos e 4 meses.
TEMA: Falando com o corpo.
PROBLEMA: Ampliar os movimentos corporais das crianças por meio de brincadeiras que a permitam usar esses movimentos para seu desenvolvimento.
JUSTIFICATIVA:
O Estágio Supervisionado em Educação Infantil é uma etapa indispensável no processo de formação no Curso de Pedagogia. Pimenta e Gonçalves (1990) consideram como finalidade do estágio propiciar ao acadêmico uma aproximação à realidade na qual atuará.
A partir dessa experiência que possibilita que o acadêmico utilize esta rica oportunidade educativa, para desenvolver-se profissionalmente, contribuindo para uma pratica educativa que possibilita formar professores a partir da análise, da crítica e das novas maneiras de fazer educação, que podem ser construídas.
O estágio é um momento em que permite que os acadêmicos possam exercer os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso de formação em pedagogia, sendo vista como a parte prática do mesmo. Também, com freqüência, se ouve que o estágio tem de ser teórico- prático, ou seja, que a teoria é inseparável da prática. Para desenvolver essa perspectiva, é necessário explicitar os conceitos de prática e de teoria e como compreendermos a superação da fragmentação entre elas a partir do conceito de práxis, o que aponta para o desenvolvimento do estágio como uma atitude investigativa, que envolve a reflexão e a intervenção na vida da escola, dos professores, dos alunos e da sociedade. (PIMENTA, 2004, p. 34).
Neste sentido,
posso afirmar que o nosso estágio foi um momento excepcional para a nossa formação docente, pois é através da experiência do estágio que podemos reavaliar a nossa pratica pedagógica contribuindo assim para um desenvolvimento de forma integral da criança.
Um registro com foco nas crianças.. algo que elas tenham ensinado a vocês
A observação das crianças precisa ser atenta, curiosa e investigativa, evidenciando os modos de aprender, de agir, de brincar, de expressar-se de maneira particular, própria, única. Para tanto, é indispensável que o profissional possa no decorrer de sua prática, desenvolver os conhecimentos adquiridos ao logo do curso de Pedagogia, mas sendo importante que esteja havendo uma reflexão a partir da realidade do aluno.
A sala tem aproximadamente 30mts², bem iluminada e com aspecto claro e com grandes janelas de vidro. Conta com um fraldário improvisado onde as trocas são realizadas e onde os brinquedos e materiais estão guardados juntamente com as mochila das crianças. A sala possui 18 crianças bem pequenas com idades que variam entre um ano e quatro meses e dois anos e quatro meses. Dessas crianças cinco são meninas e 13 são meninos. A sala conta com quatro profissionais responsáveis pelas crianças, sendo duas pedagogas e duas em processo de formação. A TV e DVD são presos na parede em um lugar alto, onde percebe-se o desconforto das crianças ao assistirem a TV. Não há espaço para sono ou descanso, pois, após o almoço as camas são organizadas na sala.
...