TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A história do skate no mundo

Por:   •  22/11/2015  •  Artigo  •  2.185 Palavras (9 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 9

HISTÓRIA DO SKATE NO MUNDO

O SURGIMENTO

 

Para um melhor entendimento a tradução de Skateboard é patins numa prancha, porém no Brasil ficou conhecido como Skate.

Não sabe ao certo como e quando o Skate surgiu, mas foi nos Estados Unidos num processo ao longo da primeira metade do século 20, talvez derivando dos rollers scooters, especie de patinete fabricados a partir de 1900.

Recentemente descobriram que em 1918 um então garoto norte americano chamado de Doc 'Heath' Ball já havia desmontado eixos e rodas de patins e fixado numa madeira, porém ele não andava de pé e sim com um joelho apoiado na madeira e outro pé dando impulso.

No final dos anos 50 quando não havia ondas no litoral da Califórnia, surfistas tentavam imitar as manobras de Surf usando rodas e eixos montandas em pranchas de madeira.

  • 1950

Em algum ponto da década de 1950, o skate nasceu na Califórnia. Ninguem sabe o ano exacto ou quem foi o primeiro a fazê-lo, apesar de muitos reivindicarem essa posição. Tudo o que sabemos ao certo é que o skateboarding nasceu na cultura do surf.O primeiro skate fabricado e comercializado em série foi o Roller Derby em 1959.

Nesta época milhões de skates foram vendidos, mas as rodas eram de ferro e por escorregarem aconteceram muitos acidentes e a sociedade norte americana fez campanha para banir o novo esporte, demorando muito tempo para o skate ganhar credibilidade novamente.

  • 1960

A popularidade do skate cresce rapidamente à medida que muitos não surfistas começam a andar de skate. O skate evolui desde as estradas e das piscinas para descidas em velocidade e freestyle (skate coreografado ao som de música).    

No início era chamado sidewalk surfing, ou seja, surf de calçada, e rapidamente se espalhou por todo o Estados Unidos. A moda pegou e no início da década de 60 aconteceu o primeiro estouro do Skate como novo esporte, o primeiro skate a ser comercializado foi o Roller Derby.  

  • 1963

Em 1963 o sidewalk surfing, já praticado por um grande número de adolescentes, tinha criado identidade, com suas próprias manobras e assim ganhou seu nome definitivo: Skateboard.O primeiro campeonato de Skate aconteceu em Hermosa Beach, Califórnia, em 1963, vencido por Larry Stevenson.

O skate chega ao seu pico de popularidade. Marcas de skate crescem e começam a fazer competições de skate. A primeira revista especializada em Skate no mundo foi a The Quarterly Skateboarder lançada em 1964 nos Estados Unidos. O Skate na década de 60 era completamente ligado ao Surf e influenciado por ele.

Uma extensão da praia no asfalto, foi neste momento que nasceu o skate vertical, um projeto diferente de piscina com transição, durante a grande seca na Califórnia as piscinas foram esvaziadas e os surfistas/skatistas descobriram que dava para se divertir andando de skate nas paredes, que lembravam as transições das ondas de surf.

  • 1965

A popularidade do skate começa a diminuir rapidamente. Muitas pessoas assumem que o skate foi só uma moda.

  • 1966

O skate continua, mas com muitas menos pessoas a andar. Empresas de skate começam a morrer uma a uma e os skaters são forçados a criar muito do seu próprio equipamento.

  • 1970 

A primeira evolução foi a invenção da inclinação no tail inventado por Larry Stevenson para melhorar o equilíbrio e as manobras.  

  • 1972

Porém o grande acontecimento da década foi a invenção da roda de poliuretano em 1972 o que revolucionou o Skate.

Frank Nasworthy cria rodas de skate de uretano. Até este ponto, os skaters usavam argila ou mesmo rodas de metal. Estas novas rodas despoletam novo interesse no skate.

Antes as rodas eram feitas de ferro e mais tarde de baquelite, um tipo de plástico duro, ambas muito escorregadiças e inseguras, dificultando a realização de  manobras.

O inventor desta nova tecnologia foi o engenheiro químico e surfista Frank Nashworthy fazendo este material dar origem as verdadeiras e até hoje utilizadas rodas de skate. Essa invenção deu ao skate um enorme impulso para que ele definitivamente se consolidasse como um esporte popular.

Outro "boom" aconteceu criando o início do Skate moderno, com as modalidades Slalom, Downhill, Freestyle e Vertical.  Devido a crescente quantidade de praticantes, surgiram diversos locais específicos para a prática do Skate, os chamados skate parks, a maioria particular.

  • 1975

O Ocean Festival é acontece em Del Mar, California. É um concurso tradicional de freestyle e slalom, mas a equipa Zephyr chegou e arrasou com a concorrência com um estilo novo e mais agressivo de andar de skate. Este evento catapulta o skate para o olho público. Os mais famosos desta equipa Zephyr foram Tony Alva, Jay Adams e Stacy Peralta (Lê mais sobre a equipa Zephyr).

  • 1977

São realizados o primeiro áereo (Frontside Air) por Tony Alva em 1977, o primeiro ollie (Frontside Ollie) em pistas por Allan Gelfand em 1978 e Alan Gelfand inventa o Ollie. o primeiro looping pelo profissional norte americano Duane Peters em 1979, manobras que modernizariam o Skate.

  • 1979

O skate volta a descer de popularidade. O seguro para os parques de skate aumenta dramáticamente e muitos parques têm de fechar.

Entretanto devido aos inúmeros acidentes acontecidos nos skate parks e aos altos valores pagos de indenizações e seguros, muitos locais fecharam e a procura diminuiu drasticamente, o que trouxe um colapso ao Mercado do Skate, fechamento de muitas empresas e perda de patrocínio de quase todos os skatistas profissionais. 

No final desta época o Skate criou identidade própria se ligando mais a contra-cultura que nascia na época, a New Wave e o Punk, tornando-o um esporte rebelde. 

 

  • 1980

O Skate na década de 80 foi caracterizado por uma explosão de rampas de madeira feitas pelos prórpios skatistas em ruas, praças e quintais de casa devido à crise existente.

Os skaters continuam a andar, mas mais às ocultas. Pequenas empresas privadas começam a nascer, cujos donos são eles próprios skaters. Estas pequenas empresas encorajam a criatividade nos designs. O skate evolve para uma forma de expressão ainda mais pessoal.

Era a cultura do faça você mesmo.

A criação de tecnologia para os equipamentos e inovações no período fazia com que os equipamentos de Skate mudassem muito em pouco tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (91.9 Kb)   docx (56.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com