A Ética e Sustentabilidade
Por: silviasssilvio • 9/10/2018 • Trabalho acadêmico • 1.561 Palavras (7 Páginas) • 1.916 Visualizações
[pic 3]
ÉTICA E SUSTENTABILIDADE
Atividade Individual
Agosto/2018
[pic 4]
Elaborado por: Silvia de Almeida e Souza
Disciplina: Ética e Sustentabilidade
Turma: ONL017DH-ZOGEBS08T1
Tópicos desenvolvidos
- Ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade;
- Obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos;
- Efeitos ou impactos de ações empresariais antiéticas (caracterizadas pelo desrespeito) para os stakeholders e a sociedade e
- Soluções que as empresas podem implementar para garantir, de forma ética, os direitos individuais e coletivos.
Apresentação e objetivo
A ética empresarial trata-se do comportamento e dos valores de uma empresa e seus princípios morais dentro da sociedade. Toda empresa que deseja crescer dentro da sua área de negócio, independente do seu porte, deve ter a ética empresarial como fator crucial. Toda empresa deve possuir também como premissa a responsabilidade social que trata-se do compromisso empresarial para o desenvolvimento da sociedade expresso por suas atitudes e valores.
Considerando as definições apresentadas este relatório possui como principal objetivo expor idéias que auxiliem a empresa de telecomunicaçoes VBN na adoção de boas práticas relativas a Ética, responsabilidade social e governança visando melhorar a relação com seus clientes e a opinião pública em geral e reduzir abusos contra a coletividade e o indivíduo.
Iremos abordar os seguintes tópicos:
- Ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade;
- Obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos;
- Efeitos ou impactos de ações empresariais antiéticas (caracterizadas pelo desrespeito) para os stakeholders e a sociedade e
- Soluções que as empresas podem implementar para garantir, de forma ética, os direitos individuais e coletivos.
Desenvolvimento
Segundo Ashley (2002), parece lícito afirmar que hoje em dia as organizações precisam estar atentas não só as suas responsabilidades econômicas e legais mais também as suas responsabilidades éticas, morais e sociais.
- Ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade
As empresas, principais interessadas em ter seu comportamento pautado pela honestidade, ética, lisura e integridade nas relações com seus empregados, clientes, fornecedores, concorrentes e com o próprio governo, devem empreender esforços e investir para evitar que seus quadros se exponham a situações de risco.
A integridade é muito importante no âmbito profissional pois um trabalhador íntegro se comporta de acordo com as regras da ética e da moral o que se torna muito importante para a empresa.
Cabe as empresas desenvolver programas de desenvolvimento humano mostrando que a participação cooperativa e a busca pela excelência vale mais do que a geração de lucro. A integridade prevalece por longo períodos quando associada a competência e ao comprometimento dos seus funcionários. Por isso deve-se promover e desenvolver o comportamento ético dos profissionais agregando valor a empresa.
Muitas empresas hoje adotam programas de integridade buscando prevenir, detectar e remediar atos lesivos. Para assegurar que este programa de integridade terá sucesso, cinco pontos devem estar solidificados. Sao eles:
- Comprometimento e apoio da alta gerencial para fomentar a cultura ética e de respeito as leis;
- Instância responsável pelo Programa de Integridade dotada de autonomia, independência, imparcialidade, recursos materiais, humanos e financeiros para o pleno funcionamento podendo acessar o alto escalão da empresa quando necessário;
- Conhecer a sua estrutura organizacional e parceiros bem como os riscos pra comprometimento de atos lesivos;
- Elaborar ou atualizar o código de ética ou de conduta e as regras, políticas e procedimentos de prevenção de irregularidades possuir comunicação clara e efetiva e treinamento para os demais setores da empresa e
- Realizar o correto monitoramento para verificar a aplicabilidade do programa dentro da empresa e estabelecer indicadores de performance.
Obviamente, cabe à empresa educar e instruir os empregados, com a demonstração dos comportamentos esperados nas situações de risco e a apresentação clara das consequências de uma decisão errada para a empresa e para as pessoas envolvidas.
- Obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos
A resistências às mudanças é o principal obstáculo apresentado em uma cultura organizacional. As pessoas tendem a resistir as mudanças por acharem que irão ser prejudicadas de alguma forma. O medo e a incerteza gerada no psicológico dos integrantes também atenuam a resistência as mudanças mesmo quando estas podem vir a trazer benefícios.
Cabe a empresa, através de seus líderes, verificar os pontos negativos da mudança que estão gerando resistência e tentar mitigá-los.
Outra alternativa para transpor tais obstáculos é criar uma cultura de organização do aprendizado onde as pessoas estejam na vanguarda de conhecimentos sobre os negócios, ambiente e gerenciamento. Torna-se importante deixar de lado procedimentos rígidos, hábitos corporativos que já se tornam engessados perante o mundo atual. A valorização de seus empregados, a colaboração entre os indivíduos, o compartilhamento de informaçoes e o reconhecimento dos resultados obtidos diante de todo o processo transitório são muito importantes para a quebra de barreira.
...