ALFABETIZAÇÃO AOS 6 ANOS
Por: IRENE19 • 25/4/2016 • Dissertação • 504 Palavras (3 Páginas) • 264 Visualizações
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL – UNICSUL
CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – EAD
Disciplina: Educação Infantil: Currículo
Tutora: Wanderli Coriolano
Aluno: Irene Aparecida Couto Idalino Silva - RGM: 15675564
Você deve elaborar uma produção textual sobre a questão da importância do currículo e das relações interpessoais na infância.
Procure embasar teoricamente seu texto, demonstrando o que os autores pensam sobre o tema. É importante também que você se posicione, concordando, discordando, criticando ou fazendo sugestões sobre este trabalho.
Bom trabalho!
Tema: Importância do currículo e das relações interpessoais na infância
Acredito que seja de extrema importância para a Educação Infantil a criação e utilização do Currículo, ele norteia os educadores no que diz respeito ao desenvolvimento educacional.
Um Currículo não pode ser engessado no que diz respeito ao seu conteúdo, devemos respeitar o conhecimento individual de cada educando, fazendo com que este seja parte do processo, estimulando o a buscar seu próprio conhecimento.
O significado da palavra currículo de origem em latim: Um caminho a ser percorrido.
Então entendo o currículo como um plano de trabalho, por outro lado entendo que é um constante aprendizado uma busca por novos conhecimentos e as práticas exercidas em sala de aula, tanto no ponto de vista teórico quanto ao ponto de vista tático
Este tema é bem complexo e no meu ponto de vista vejo mais desvantagens, do que vantagens em uma alfabetização aos 6 anos.
O ambiente lúdico da Educação Infantil faz com que a criança se desenvolva brincando, envolvendo a mesma com músicas, pinturas, colagens, teatro e outras atividades que proporcionam ao mesmo tempo momentos de diversão, lazer, cultura e aprendizagem.
Entendo ser tarefa difícil, colocar alguém tão pequenino em silêncio, sentadas um atrás do outro e disciplina-los com lousa, caderno e lápis, tão cedo.
As crianças necessitam de mais tempo brincando, ouvindo histórias, indo ao parque, interagindo uns com os outros.
Minha angustia neste sentido é que:
Será que nós como Educadores estamos preparados para lidar com os Educandos, neste sentido? A identidade pedagógica das escolas, sofrera alterações no que diz respeito a esta mudança? E os profissionais da educação, estão capacitados a lidar com este novo formato de Ensino Fundamental, agora com 9 anos?
Temos que refletir a pratica pedagógica Letramento e Alfabetização, não será apenas a inclusão de mais um ano no Ensino Fundamental, tem que se haver planejamento e estrutura para receber os Educandos.
Justificando o meu ponto de vista:
Como visto na Unidade I, as competências linguísticas: Escutar, Falar, Escrever e Ler, são resultados de uma interação social e só acontece por meio de estímulos sociais ou seja do meio em que vivemos família e escola, então acredito que as crianças de 6 assim como as mais novas e as mais velhas também necessitem de muitos estímulos lúdicos, até porque no mundo em que vivemos as crianças passam menos tempo com os pais e acabam não fazendo as atividades de brincar e socializar em casa.
...